O candidato à prefeitura de Paim Filho, Gilmar de Campos (MDB), apresentou, sozinho, projetos e as propostas de governo no 22º debate eleitoral dos “Diálogos Democráticos” do Grupo Bom Dia, na noite de ontem (29), no estúdio da TV Bom Dia em Erechim. Isso porque, a assessoria do candidato, Genes Jacinto Moterle Ribeiro (PT), informou que na vinda para o debate ele sofreu um acidente no trajeto e não pode estar presente.
Para hoje (30), as 20 horas, foram convidados os candidatos de Paulo Bento, Evandro Baratto (PT) e Gabriel Jevinski (MDB).
Apresentação
Nas considerações iniciais, Gilmar disse vai trabalhar com ética, responsabilidade, competência e honestidade.
Redes sociais
Toda a programação foi realizada ao vivo pelas redes sociais com a mediação do jornalista, Rodrigo Finardi. Ao todo serão 31 programas com aspirantes ao Poder Executivo que abrangem as regiões da Amau e Amunor. A série de debates termina no dia 7 de novembro com o município de Erechim.
Econômico e social
O objetivo do programa é discutir ideias e propostas para o desenvolvimento econômico e social de cada município, que envolve os temas: segurança; educação, agricultura; geração de emprego e renda; saúde; meio ambiente, obras públicas e habitação. Após a apresentação, o candidato Gilmar apresentou as propostas. A seguir, destaca-se alguns pontos mencionados por ele.
Educação
Nesta área, o candidato disse que à frente da atual gestão desenvolveu o projeto de subsídio aos universitários estudar fora, com o objetivo que retornem para o município para empreender. O projeto vai continuar e já investiu R$ 800 mil em quatro anos, que iniciou com 40 alunos e, hoje, tem 107.
Segurança
Na segurança pública, o candidato Gilmar pretende se aproximar dos órgãos de segurança, Brigada Militar e Polícia Civil. Instalar câmeras de videomonitoramento e otimizar os serviços do Conselho Tutelar.
Geração de emprego e renda
Segundo Gilmar, na questão da geração de emprego e renda o município trabalhou, intensamente, para trazer empresas para área industrial, que terão incentivos. Pretende no início da gestão adquirir uma nova área industrial e incentivar a vinda de empresas de médio porte. Vai incentivar o setor agrícola para que o agricultor tenha condições de investir na sua atividade como, por exemplo, a construção de aviários, pocilgas e no gado leiteiro, para que o jovem fique no campo.
Obras públicas
Nas obras públicas, Gilmar afirmou que na sua gestão o objetivo é trabalhar na fiscalização e na qualidade de todas as obras públicas do município.
Meio ambiente
Na sua gestão, o candidato pretende trabalhar a conscientização ambiental na população. Vai construir a estação de tratamento de esgoto (ETE), que já foi adquirido o terreno, um projeto que gira em torno de R$ 5 milhões. Trabalhou o fornecimento de água potável até o balneário. Instalou mais de 100 lixeiras nas principais ruas e avenidas do município, um investimento de R$ 75 mil. Quer construir o horto florestal ao lado do hospital Santa Terezinha para ser utilizado, também, em projetos de saúde mental.
Agricultura
Nesta área, o projeto inicial do candidato Gilmar é fazer a instalação de uma indústria de laticínio. Construir uma estrutura para o setor da fruticultura com câmara fria para armazenamento da produção. Criar associação com os agricultores para direcionar máquinas e equipamentos.
Habitação
Conforme o candidato Gilmar, na área habitacional o município já realizou no Bairro Navegantes e São Francisco a pavimentação das ruas, e os moradores receberam as escrituras dos terrenos. Vai adquirir uma nova área de terra para construir o novo loteamento com a implantação de pelo menos 50 casas. Manter o auxílio de até R$ 3 mil, junto a Secretaria de Assistência Social, para as famílias de baixa renda fazer reformas.
Saúde
Na área da saúde, o candidato afirma que foram feitos investimentos no Hospital Santa Terezinha, que é referência no tratamento de saúde mental. Vai instalar um aparelho de raio x, de mamografia e um equipamento para cirurgias na área de oftalmologia e de otorrinolaringologia. Ele afirma que renovou toda a frota da Secretaria de Saúde. Vai continuar a oferecer na UBS o acesso aos médicos sem ter que tirar ficha, com a atuação de três médicos trabalhando.