No dia 23 de fevereiro, foi anunciada a definição das emendas da Bancada Gaúcha em Brasília (31 deputados federais e três senadores que ainda vão indicar três emendas cada um) que será apresentada ao Orçamento Geral da União para esse ano. O total que deve ser liberado é de R$ 241,36 milhões.
O patinho feio
Nessa liberação, fica explícito que o Alto Uruguai é o patinho feio, quando se refere a recursos de parlamentares (salvo raros casos das emendas individuais). É como se a nossa região (incluindo também a Amunor), não fizesse parte do mapa do Rio Grande do Sul.
Onde serão investidos os recursos
Apesar do Alto Uruguai ser a região com o maior número de municípios sem acesso asfáltico, mais uma vez foi ignorada. Veja onde serão investidos os recursos milionários: BR 116; BR116 Norte; BR 285 (São José dos Ausentes); Ponte Porto Xavier, Estrada Gramado a Santa Maria Herval, Travessia Santa Maria; Contorno de Pelotas e Contorno de Ijuí. Essas são obras de infraestrutura, onde nenhum real será investido no Alto Uruguai e na Amunor.
Pode ‘pingar’ alguma coisa por aqui
Outras emendas da bancada gaúcha são genéricas, e pode pingar alguma coisa por aqui: vacinas, máquinas agrícolas, segurança pública, saúde, turismo e institutos federais. Normalmente, alguns municípios serão contemplados de acordo com a votação dos parlamentares.
Baixa representatividade
E é natural que isso aconteça, pois, políticos vivem de votos e querem fortalecer suas bases. Por outro lado, mais uma vez na prática, é possível vislumbrar a baixa representatividade.
E quem são os culpados? Não só são os políticos. É a população que opta em escolher representantes de fora; são os partidos que definem em apoiar nomes com poucos serviços prestados para a região.
Tudo passa por uma mudança de cultura. Votar nos nossos e buscar representatividade. Caso contrário seremos cada vez mais especialistas em cabos eleitorais e eternos ‘mendigos’ de paletó em Brasília em busca de migalhas. O ano que vem tem eleições. Pense nisso.