Na manhã de ontem (9), o prefeito Paulo Polis fez o balanço das ações em 100 dias de governo. O local escolhido, a antiga sede da Fundação Cotrel, adquirida pelo município no governo passado (Luiz Schmidt) por pouco mais de R$ 6 milhões. O principal ponto da coletiva de imprensa, que reuniu outros membros do governo, foi o anúncio da Central de Vacinações, que funcionará no local, para imunização da covid-19 e da H1N1.
Projeção para 2021
O espaço seria ocupado pela Secretaria de Educação, mas por hora, enquanto durar a pandemia, para evitar mais aluguéis para a municipalidade, será utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, e se a projeção se mantiver, da chegada de vacinas, devem passar pelo local em torno de 40 mil pessoas até o fim do ano.
Três momentos
A coletiva, antes das perguntas da imprensa, teve uma apresentação do prefeito Polis que dividiu o tempo em três momentos: ações de saúde, ações econômicas e ações humanitárias, para falar dos 100 dias de governo.
“Não é fácil governar com uma pandemia”
Vi em Polis uma postura diferente do início de governo, quando adotava um tom mais agressivo, em função do que fazer durante a pandemia. Antes, se defendia atacando. Com a prefeitura mais na mão e com as ações implementadas, estava mais à vontade para falar, pois como ele mesmo disse, “não é fácil governar com uma pandemia”.
Um passo à frente
Voltou a frisar, que cada governo que passou pela prefeitura, fez o que pôde e que agora é necessário dar um passo à frente, para recuperar a economia o mais rápido possível. E também reforçou à equipe de trabalho para não falar mal dos governos anteriores, que é necessário olhar para a frente.
Agilizar a imunização
A importância da saúde e a interferência que o setor público precisa ter, ficou claro durante a apresentação, já que a única secretária que se pronunciou foi Éclesan Palhão, explicando como funcionará a Central de Vacinação para agilizar a imunização da população erechinense.
Ações na saúde
A primeira parte da explanação, e não poderia ser diferente, foi sobre as ações adotadas na saúde, nesses primeiros 100 dias. Polis relatou que foi ampliado em 140% os leitos de UTI da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (de 10 para 24 leitos) com duas novas equipes de intensivistas. Falou sobre as imunizações contra a covid (21.536 aplicações da 1ª e 2ª dose) e também os dois drive thru no Parque da Accie, com 2.200 pessoas atendidas. E relembrou que as ações em três sábados seguidos nas Unidades Básicas de saúde do município alcançaram 3.100 pessoas.
Exames com resultados mais rápidos
Na saúde ainda, a Central Operacional Covid realizou 1493 exames em março, e isso agiliza os resultados, já que antes eram enviados para o Lacen em Porto Alegre e demorava 10, 15 dias.
Covid e H1N1
As ações em endemias também foram abordadas pelo prefeito, como recolhimento de lixo, dedetização permanente e conscientização da população. E a parte final sobre a saúde, foi a criação da Central de Vacinação para Covid e H1N1, que começa a funcionar hoje (10).
Criar condições na economia
O grande desafio dos gestores públicos nesse momento de retração da economia, como consequência da pandemia, é criar condições para que as pessoas e as empresas “sobrevivam” nessa travessia, que está sendo longa. A segunda parte da coletiva dos 100 dias de governo, tratou sobre isso.
Ações econômicas
As ações econômicas implementadas no novo governo em 2021, foram a aceleração de processos e projetos; andamento da infraestrutura do Distrito Norte (já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, a autorização para o Executivo financiar R$ 15 milhões) e ainda nesse mês deve ser aberto edital para iniciar a obra o quanto antes.
607 novos CNPJs e o Credi+
Polis repassou aos presentes que apenas nesse ano foram abertos 605 novos CNPJs e o projeto Credi+, numa parceria com o Sicredi, que está beneficiando 250 pequenos empreendedores com R$ 5 milhões em linha de credito (com carência e juros subsidiados). Esse valor deve ter um aporte de mais 50% nos próximos dias.
Agilidade na liberação de alvarás
Elencou que o município está mais célere na liberação de alvarás e inscrições municipais. Antes demoravam 60 dias e agora são liberados em 10 dias e o objetivo é que esse prazo caia para 48 horas: “Além disso, tivemos uma redução de custeio da máquina pública em 8,21%, comparado com o mesmo período do ano passado”, comentou o prefeito.
Central de Britagem funcionando
Ponto importante, sob a ótica do prefeito, foi o conserto da Central de Britagem, que não estava funcionando e que é fundamental para as operações tapa buracos, e também proporcionou material para 70 obras de saneamento (mil metros de tubos).
Iluminação pública
Com relação a lei das PPPs (Parceira Pública Privada), aprovada pela Câmara de Vereadores, revelou que já tem empresa interessada em assumir a iluminação pública, um dos grandes gargalos atuais do governo erechinense, com várias ruas às escuras, e fruto de centenas de reclamações de contribuintes. Essa empresa já conversou com os integrantes do Coder (Conselho de Desenvolvimento de Erechim), inclusive com a ideia de trocar a iluminação atual por lâmpadas de LED.
IPTU, prorrogação, manejo e lotes sociais
Outras ações relatadas pelo prefeito Polis na área econômica é o não reajuste do IPTU para esse ano (no parcelado, pois na cota única foi retirado o desconto de 5%), a prorrogação do prazo do ISSQN, atualização do plano de manejo do Parque Longines Malinowski e ainda os loteamentos sociais (334 lotes urbanizados com valores subsidiados).
Déficit de vagas de creche zerado
Antes das perguntas da imprensa, falou sobre ações humanitárias do governo, como ter zerado a lista de espera de vagas em creche, relativo a pedidos de 2020 (1497 vagas) e do aluguel do Instituto Barão do Rio Branco (450 crianças em turno integral), aumento da distribuição de cestas básicas em mais de 100%, de 250 em média no ano, passando para 520 no mês de março: “ninguém vai passar fome em Erechim”.
A interminável pendenga com a Corsan
Numa das perguntas, lhe questionei sobre a situação da Corsan em Erechim, com o anúncio de privatização por parte do governo e aqui não ter contrato. Polis reafirmou o que já tinha dito à coluna em outra oportunidade: “se o Tribunal de Contas não liberar para relançarmos o edital, que é de 2016, e o ex-prefeito Schmidt tentou em várias oportunidades, iremos ingressar na Justiça”.