Nesta terceira e última parte da reportagem sobre a ERS 477, a TV Bom Dia conversou com ex-prefeitos, prefeitos e a comunidade, que juntos estão unidos para buscar a conclusão da pavimentação dos 20 quilômetros da ERS 477. A finalização da obra vai trazer mais desenvolvimento e qualidade de vida à população de duas grandes regiões.
A ERS 477 é uma relevante rodovia inter-regional e fundamental para o desenvolvimento social e econômico do norte e nordeste do Rio Grande do Sul.
Rodovia do desenvolvimento
A ERS 477 é conhecida como a estrada do desenvolvimento porque, diariamente, centenas de veículos trafegam no local em função de atividades comerciais, industriais, prestação de serviços e do agronegócio do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
No entanto, essa importante rodovia inter-regional, que liga o Alto Uruguai ao nordeste do estado, aos municípios da Amunor, ainda tem um trecho de 20 quilômetros sem asfalto localizado entre os municípios de Áurea, Centenário e Carlos Gomes.
Muita arrecadação pouco retorno
A pavimentação desses 20 quilômetros beneficiará 51 municípios das duas regiões que apresentaram um ICMS de mais de R$ 13 bilhões, em 2020, e envolve um público 368.370 pessoas.
Lideranças
Conforme o ex-prefeito de Centenário, Afonso Pogorzelski, o asfaltamento da ERS 477 é de essencial importância e a melhor realização para a região. Ele afirma que a comunidade está esperando essa obra há muito tempo, uma ligação superimportante para as regiões norte e nordeste do estado.
O prefeito de São José do Ouro, Antônio José Bianchin, é totalmente favorável ao asfaltamento da ERS 477 porque vai ligar as regiões da Amau e Amunor. “Estamos tão perto, mas também longe devido a falta do asfaltamento”, disse. Ele acrescenta que a pavimentação vai favorecer muito a economia regional e local, área da saúde, educação, aproximar os municípios e as duas regiões. “Com certeza, vai desenvolver, ainda mais, as nossas regiões e o estado do Rio Grande do Sul”, afirma.
O prefeito de Cacique Doble, Luiz Angelo Deon (Zico), o asfaltamento da ERS 477 é muito importante para área da saúde, comércio, indústria, com fluxo diário. “Estamos juntos com os prefeitos da Amau e Amunor, para conseguir executar essa obra que é muito importante para as nossas regiões”, afirma.
Segundo o prefeito de Machadinho, Alcir Grison, a ERS 477 é uma rodovia de grande importância para o desenvolvimento regional, já que liga duas grandes regiões, Amau e Amunor. “A comunidade de Machadinho é a favor da realização desta obra. Estamos na luta para que ela saia do papel e se torne realidade”, diz.
De acordo com o prefeito de Maximiliano de Almeida, Euclides João Muterlle, a obra na ERS 477 é muito importante porque vai unir duas grandes regiões, Amau e Amunor. “E isso vai facilitar o trânsito e por exemplo, o deslocamento dos alunos para ambas as regiões, com impacto, também, na saúde e transporte de mercadorias”, afirma.
O prefeito de Paim Filho, Genes Jacinto Moterle Ribeiro, afirma que toda região para se desenvolver precisa ter um acesso asfáltico, digno. A pavimentação da ERS 477 é muito importante, pois liga vários municípios de duas regiões e, também é uma reivindicação muito demandada pela comunidade regional.
Conforme o prefeito de São João da Urtiga, Cezar Olimpio Zandona (Lambari), é muito importante para a região da Amunor unificar todos os municípios com o asfaltamento da ERS 477, porque Erechim é a cidade referência para a saúde, educação e produção agrícola.
Para o prefeito de Sananduva, Leomar José Foscarini, a grande diferença entre algumas regiões do Rio Grande do Sul é o desenvolvimento regional. “O asfalto da ERS 477 é de extrema importância, para que a comunidade, o cidadão, o setor produtivo, comercial, tenha essa ligação. É preciso fortalecer todo desenvolvimento econômico da região norte e nordeste do estado do Rio Grande do Sul.