21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

É urgente ligação asfáltica regional, afirmam lideranças

Prefeitos e ex-prefeitos são unânimes quanto aos benefícios da pavimentação ligando os municípios da Amau e Amunor

teste
A pavimentação desses 20 quilômetros beneficiará 51 municípios da Amau e Amunor
Ex-prefeito de Centenário, Afonso Pogorzelski
Prefeito de São José do Ouro, Antônio José Bianchin
Prefeito de Cacique Doble, Luiz Angelo Deon (Zico)
Prefeito de Machadinho, Alcir Grison
Prefeito de Maximiliano de Almeida, Euclides João Muterlle
Prefeito de Paim Filho, Genes Jacinto Moterle Ribeiro
Prefeito de São João da Urtiga, Cezar Olimpio Zandona (Lambari)
Prefeito de Sananduva, Leomar José Foscarini
Por Ígor Dalla Rosa Müller - informações da TV Bom Dia
Foto Divulgação

Nesta terceira e última parte da reportagem sobre a ERS 477, a TV Bom Dia conversou com ex-prefeitos, prefeitos e a comunidade, que juntos estão unidos para buscar a conclusão da pavimentação dos 20 quilômetros da ERS 477. A finalização da obra vai trazer mais desenvolvimento e qualidade de vida à população de duas grandes regiões.       

A ERS 477 é uma relevante rodovia inter-regional e fundamental para o desenvolvimento social e econômico do norte e nordeste do Rio Grande do Sul. 

Rodovia do desenvolvimento

A ERS 477 é conhecida como a estrada do desenvolvimento porque, diariamente, centenas de veículos trafegam no local em função de atividades comerciais, industriais, prestação de serviços e do agronegócio do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

No entanto, essa importante rodovia inter-regional, que liga o Alto Uruguai ao nordeste do estado, aos municípios da Amunor, ainda tem um trecho de 20 quilômetros sem asfalto localizado entre os municípios de Áurea, Centenário e Carlos Gomes.

Muita arrecadação pouco retorno

A pavimentação desses 20 quilômetros beneficiará 51 municípios das duas regiões que apresentaram um ICMS de mais de R$ 13 bilhões, em 2020, e envolve um público 368.370 pessoas.

Lideranças

Conforme o ex-prefeito de Centenário, Afonso Pogorzelski, o asfaltamento da ERS 477 é de essencial importância e a melhor realização para a região. Ele afirma que a comunidade está esperando essa obra há muito tempo, uma ligação superimportante para as regiões norte e nordeste do estado.

O prefeito de São José do Ouro, Antônio José Bianchin, é totalmente favorável ao asfaltamento da ERS 477 porque vai ligar as regiões da Amau e Amunor. “Estamos tão perto, mas também longe devido a falta do asfaltamento”, disse. Ele acrescenta que a pavimentação vai favorecer muito a economia regional e local, área da saúde, educação, aproximar os municípios e as duas regiões. “Com certeza, vai desenvolver, ainda mais, as nossas regiões e o estado do Rio Grande do Sul”, afirma.

O prefeito de Cacique Doble, Luiz Angelo Deon (Zico), o asfaltamento da ERS 477 é muito importante para área da saúde, comércio, indústria, com fluxo diário. “Estamos juntos com os prefeitos da Amau e Amunor, para conseguir executar essa obra que é muito importante para as nossas regiões”, afirma.

Segundo o prefeito de Machadinho, Alcir Grison, a ERS 477 é uma rodovia de grande importância para o desenvolvimento regional, já que liga duas grandes regiões, Amau e Amunor. “A comunidade de Machadinho é a favor da realização desta obra. Estamos na luta para que ela saia do papel e se torne realidade”, diz.

De acordo com o prefeito de Maximiliano de Almeida, Euclides João Muterlle, a obra na ERS 477 é muito importante porque vai unir duas grandes regiões, Amau e Amunor. “E isso vai facilitar o trânsito e por exemplo, o deslocamento dos alunos para ambas as regiões, com impacto, também, na saúde e transporte de mercadorias”, afirma.

O prefeito de Paim Filho, Genes Jacinto Moterle Ribeiro, afirma que toda região para se desenvolver precisa ter um acesso asfáltico, digno. A pavimentação da ERS 477 é muito importante, pois liga vários municípios de duas regiões e, também é uma reivindicação muito demandada pela comunidade regional.

Conforme o prefeito de São João da Urtiga, Cezar Olimpio Zandona (Lambari), é muito importante para a região da Amunor unificar todos os municípios com o asfaltamento da ERS 477, porque Erechim é a cidade referência para a saúde, educação e produção agrícola.

Para o prefeito de Sananduva, Leomar José Foscarini, a grande diferença entre algumas regiões do Rio Grande do Sul é o desenvolvimento regional. “O asfalto da ERS 477 é de extrema importância, para que a comunidade, o cidadão, o setor produtivo, comercial, tenha essa ligação. É preciso fortalecer todo desenvolvimento econômico da região norte e nordeste do estado do Rio Grande do Sul.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;