17°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Tecnologia

Brasil vai usar drones para monitorar exploração sustentável de florestas

Veículos aéreos não tripulados irão fiscalizar, a partir de 2016, áreas concedidas pela União para extração de madeira legal

teste
Foto: SFB
drones.jpg
Por Portal Brasil

Veículos aéreos não tripulados irão fiscalizar, a partir de 2016, áreas concedidas pela União para extração de madeira legal

A fiscalização nas áreas concedidas pela União para a exploração sustentável de madeira em florestas controladas pelo governo federal terá, a partir de 2016, o reforço de veículos aéreos não tripulados. O uso de drones no monitoramento do manejo sustentável será adotado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

O órgão subordinado ao Ministério do Meio Ambiente fará licitação para a compra de três equipamentos no valor de até R$ 87 mil cada, incluindo os softwares e os computadores necessários. "Os equipamentos já operam em caráter de teste e a ideia é de que eles substituam o trabalho em campo dos técnicos na contagem da madeira retirada em áreas de concessão", diz o gerente de monitoramento do SFB, José Humberto Chaves.

Segundo ele, os drones vão acelerar o sistema de rastreamento da madeira legal e reduzir o custo representado hoje pela ida da equipe técnica do Serviço Florestal às seis áreas de concessão. 

"O concessionário é obrigado a informar toda a produção no nosso sistema de fiscalização e a gente vai a campo para checar essa informação", explica. "Nós realizamos alguns estudos utilizando drones e isso nos permitiu quantificar, por exemplo, 25 mil metros cúbicos de madeira, que corresponde a cerca de 700 carretas carregadas, num prazo de poucas horas. Se a gente fosse medir essa quantidade de madeira em campo, nós gastaríamos fatalmente duas semanas utilizando seis pessoas", afirma.

A adoção de novas tecnologias está no horizonte do órgão, de acordo com Chaves, devido à previsão de aumento da área concedida para o manejo sustentável.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas