14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Economia

Frio movimenta as vendas de fogões a lenha e aquecedores

Consumidores buscam formas de amenizar as baixas temperaturas registradas nesse inverno

teste
O fogão a lenha ainda é o preferido da dona de casa
Por Ragnara Zago
Foto Divulgação

As contas de luz virão salgadas para o bolso do consumidor nos próximos meses. No inverno o consumo é ainda maior, em função do número de aquecedores e ar condicionados. Para o comércio, tem sido positivas as vendas de eletrodoméstico nessa linha, e o fogão a lenha, que é indispensável.

            Maicon Nunes Monteiro, gerente das Lojas Colombo de Erechim, destacou que o crescimento das vendas surpreendeu. “Se tivesse mais produtos, teríamos vendido. Toda a linha de aquecedores, ar condicionados e fogões a lenha”, comenta. O profissional ainda ressalta que com a diminuição da temperatura na semana anterior, vendeu 60 itens na última terça-feira (29), e 40 itens na quarta-feira (30). “Nossa vantagem é que hoje o grupo possui um sistema de inteligência de compras, que repõem o produto conforme vai sendo vendido. Muitas vezes as lojas não estão preparadas para o frio, que acontece em nossa região de forma rápida e repentina, mas em nosso caso, conseguimos atender a demanda que foi solicitada”, relata Maicon.

            Mas, qual é o queridinho da dona de casa? O aquecedor ou o fogão a lenha? Para dona Gládis Rech, aposentada, sem dúvidas é o fogão a lenha.  “Ajuda muito! Nossa casa é grande e o fogão ameniza o frio, ainda mais com minha neta pequena, as crianças sempre ficam mais propensas a contraírem doenças respiratórias em épocas de inverno. Além de poder fazer a comida nele, que fica uma delícia”, conta Gládis. Ide Custódio, que é cuidadora de idosos, também é adepta ao fogão a lenha. “Eu não tenho aquecedor, nem ar condiciona, só fogão. Esquenta toda a casa, tira a umidade e o mais importante, não gasta luz”, ressalta.

            Diferente dos dois exemplos acima, a empresária Carla Tadiotto prefere o ar condicionado, por demandar menos trabalho na manutenção. “Quando me mudei para o apartamento em que moro atualmente, o aparelho já estava instalado, e confesso que virei a maior fã. Tanto no inverno quanto no verão, ajuda a amenizar o calor ou frio extremo das estações. Fogão a lenha é ótimo, mas exige mais trabalho na hora de limpar”, revela a jovem.

            Se optar por aquecedores, procure aqueles que tenham o selo de economia de energia, assim vai evitar um susto, em sua conta de luz!

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas