14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Social

Trabalho voluntário das Gurias do Bem e Casa da Amizade

teste
Divulgação- Accontece by Zeni Bearzi
Por Accontece by Zeni Bearzi
Foto Divulgação

Pessoas que se dispõe a ajudar outras pessoas voluntariamente. Continuando a série sobre solidariedade, nesta edição vamos apresentar o trabalho das Gurias do Bem e das associadas da Casa da Amizade. Existem muitas pessoas que anonimamente realizam um trabalho solidário infindável, e como a própria palavra diz, são anônimas, mas líderes nas suas ações de ajudar o próximo, seja em grupos de amigos, condomínios, bairros e outros, que merecem nosso respeito e consideração.

O importante é colaborar para ajudar o próximo, que pode ser com palavras de carinho, ou basta ouvir o outro. Às vezes, uma conversa, um bate-papo pode melhor a autoestima de qualquer cidadão. E isto também se chama solidariedade, pois segundo Madre Teresa de Calcutá: “O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá”!

 

Gurias do Bem

Um grupo de mulheres unidas para fazer trabalhos voluntários. Este é o perfil das Gurias do Bem, e o principal trabalho delas é o Brechó Solidário, localizado na Rua Comandante Kraemer, 588.

No brechó, as Gurias recebem todos os tipos de doações. Essas doações passam por um processo de separação e o que não serve para venda, é doado para pessoas carentes. O valor arrecadado no brechó é utilizado para o pagamento de despesas de aluguel, luz e água da locação do espaço e o restante é integralmente utilizado para ajudar as pessoas necessitadas da comunidade.

Grande parte do orçamento vai para a Creche Recriando a Vida, situada no Bairro Presidente Vargas, com 80 crianças cadastradas, nos turnos da manhã e tarde. Além disso, as Gurias do Bem ajudam famílias carentes com cestas básicas, cobertores e agasalhos. Já auxiliaram também na melhoria de uma casa de família, com a construção de um quarto para acomodar três crianças e doaram camas, cobertas, tapete e mesa para estudos.

Para realizar estas ações, contam também com amigas e amigos do círculo de relações das Gurias do Bem, enfatizando que sem essa colaboração não conseguiriam ajudar tantas famílias. “Temos um setor dentro do grupo Gurias do Bem, que trabalha com patchwork, confeccionando trabalhos maravilhosos que são vendidos em lojas e salões de beleza que são nossos parceiros. Todos esses trabalhos que realizamos nos trazem muita satisfação. Somos e seremos cada dia mais solidárias e isso nos enche de orgulho”, finaliza a representante das Gurias do Bem.

Casa da Amizade

A Casa da Amizade-Associação das Senhoras dos Rotarianos colabora com os mais necessitados. A entidade foi fundada há quase 50 anos. Sócias e colaboradoras são voluntárias e realizam diversas atividades para atender as demandas. Já costuraram enxovais para bebês entregues nos hospitais da cidade, realizaram promoções com chás, desfiles e jantares, entretanto devido a pandemia, as atividades e projetos algumas foram suspensas, porém com o brechó, a Casa da Amizade mantém suas doações. Trabalhos manuais confeccionados em casa pelas sócias e colaboradoras, são posteriormente vendidos, para arrecadar fundos. Reuniões online para manter a Casa em funcionamento foram outras opções neste período.

O brechó, por exemplo, tem por objetivo arrecadar fundos para projetos voltados para às pessoas em vulnerabilidade social. As mercadorias oferecidas são oriundas de doações efetuadas pelas sócias, colaboradoras da Casa da Amizade e da sociedade.

Como um dos braços fortes do Rotary, a Casa da Amizade também colabora e se solidariza com as ações dos clubes de Rotary, Rotary Kids, Rotaract e Interact.

Com parte do resultado do brechó foram realizadas ações como no dia 19 de junho, um sopão solidário na Associação Recriando a Vida. Foram entregues mais de 250 porções de sopa acompanhados de pães e leite. A ação foi realizada em parceria com o Rotaract Clube de Erechim, Rotarianos e voluntários.

Também foram entregues roupas, calçados, máscaras e mantas, além de alimentos para diversas associações sem fim lucrativo como por exemplo para a Associações dos Recicladores, Lar da Criança, Creche Madre Alix, Recriando a Vida, e outras.

O brechó é realizado mensalmente em dois a três dias na segunda semana do mês, na sede (parte térrea) da Casa da Amizade na Avenida Tiradentes 580, em Erechim.

Publicidade

Blog dos Colunistas