14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Benjamin Constant do Sul: Único município da região sem óbitos por covid, atinge 100% da vacinação com a dose 1

teste
Benjamin 02.jpg
Por Izabel Seehaber
Foto Divulgação

Benjamin Constant do Sul vivencia uma realidade com indicadores um tanto diferenciados, em meio ao cenário de luta contra a covid-19. Até o fechamento desta edição, o município não apresentava casos ativos (pessoas com o vírus em período de transmissão) e, desde o início da pandemia até o momento, não registrou óbitos por complicações causadas pelo Coronavírus. O único entre os 33 municípios que compõem a Região de Erechim (R16). 

Em entrevista ao Bom Dia, o prefeito, Nilton Jose Valentini, declarou: “temos o sentimento de dever cumprido. A equipe está preparada e trabalhando para atender da melhor forma a população”.

Segundo o chefe do Executivo, a equipe de Saúde sempre organizou os atendimentos nos próprios domicílios, para evitar a circulação de pessoas. “Se havia um munícipe com suspeita de contaminação pelo Coronavírus, era feito o exame e solicitado o isolamento da família”, explicou.

A ala da Unidade Básica de Saúde (UBS) foi dividida e se tornou um pronto-atendimento para atender, de um lado os pacientes com suspeita de covid-19 e de outro, as pessoas com outros problemas de saúde. “Nesse momento também estamos providenciando a ampliação da UBS, com três leitos. Desde que foi criado o pronto-atendimento, o município consegue atender em torno de 90% das situações e apenas 10% são encaminhadas para o hospital de Nonoai e à Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim”, destacou Valentini.

Protocolos

Em relação às normas e protocolos com foco na prevenção, o prefeito cita que o município sempre adotou o que estava previsto nos decretos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), com base nos pareceres da equipe técnica. “Além disso, a fiscalização foi sempre rígida, fizemos o acompanhamento, a população colaborou muito e não houve reclamações. Nas reservas indígenas também foram seguidos os cuidados e as lideranças atuaram de maneira educativa para ampliar a conscientização de toda comunidade”, salientou.

Vacinação

No município no que se refere a aplicação da primeira dose, foi atingido 100% da população. Quanto à segunda dose, o percentual é de 52,40%.

A enfermeira, Priscilla Menegasso, responsável pelo setor de imunização das UBSs Votouro e Guabiroba ressalta que foi realizado um trabalho diferenciado nas duas aldeias indígenas. “Esse serviço foi desenvolvido por meio das visitas domiciliares que a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena já tinha como rotina nas aldeias. Com muito apoio das lideranças, conseguimos atingir a meta de 97,52% da Comunidade Votouro e 100% da Comunidade Guarani, porcentagem essa, com a aplicação do esquema vacinal completo”, reforça.

Nesse ano, apenas um caso positivo de covid-19 foi confirmado nas aldeias indígenas do município.

Segundo a enfermeira, Iraci Rodrigues, responsável pelo setor de Imunização da UBS Sede, “estes números não aparecem pelo acaso. Eles são resultado de um trabalho sério e extensivo das vacinadoras Adriana e Rita, dos motoristas, e da nossa equipe como um todo, que não está medindo esforços para que a imunização aconteça não só de modo seguro, mas também da forma mais rápida possível”, enfatiza.

Iraci reitera que o trabalho também é um grande desafio para a área de atuação. “Trabalhamos diariamente com a vida, com o medo e a insegurança, mas hoje, estamos felizes por alcançar estes resultados e ver o sorriso esperançoso no rosto das pessoas, sendo imunizadas”, relatou.

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas