A cada eleição, no período de convenções partidárias, é normal ver dirigentes batendo cabeça atrás de candidatas mulheres, já que a legislação prevê que 30% seja do sexo oposto para concorrer ao Legislativo. Mesmo crescente, o papel da mulher na política ainda é tímido, e os grandes cargos em governos são comandados por homens.
Quatro secretárias
A coluna Pente Fino fez um levantamento usando como base a Prefeitura de Erechim, que tem quatro mulheres comandando quatro secretarias: Eclesan Palhão (Saúde), Verenice Lipsch (Educação), Clarice Moraes (Assistência Social) e Isabel Ribeiro (Administração).
A previsão de arrecadação
São quatro secretarias de 12 existentes em Erechim. Mas quando se compara o orçamento do município, o percentual é bem mais alto. A previsão de arrecadação, em 2021, é de R$ 276,64 milhões (excluindo autarquias - AGER e IEP -, e a Câmara de Vereadores, que também é comandada por uma mulher (Ana Oliveira).
R$ 169,13 milhões
A Secretaria de Administração tem orçamento de R$ 10,16 milhões; a Educação, o maior de todos, com R$ 81,22 milhões. Já a Assistência Social tem a sua disposição R$ 11,45 milhões, e a Saúde outros R$ 66,30 milhões. Juntas somam R$ 169,13 milhões, o que representa 61,14% de tudo que é arrecado pelo município.
Prefeito elogia trabalho das mulheres do governo
Recentemente, em 20 de maio, em matéria publicada pela coluna, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, revelou estar satisfeito e elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas mulheres secretárias. Quando fez essa consideração, de forma pública, nem imaginava que 61,14% dos valores arrecadados são comandados por elas.