14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Política

Aprovada moção em apoio a regulamentação de carga horária e piso salarial de profissionais da psicologia

De autoria do vereador Ale Dal Zotto (PSB)

teste
Divulgação
Por Ascom
Foto Divulgação

Foi aprovada na sessão ordinária da última segunda-feira (13) a moção de autoria do vereador Ale Dal Zotto (PSB) em apoio a dois projetos que tramitam na Câmara dos Deputados (1.214/2019 e 2.079/2019), referentes à fixação de 30 horas semanais de trabalho para profissionais da psicologia e à regulamentação do piso salarial para a referida categoria. Após a aprovação no plenário da Casa Legislativa, a moção foi encaminhada à presidência da Câmara Federal, aos deputados proponentes dos projetos citados, à bancada gaúcha, ao Conselho Regional de Psicologia (CRPRS) e ao Conselho Federal de Psicologia (CEP).

 

            Para o parlamentar, a valorização de psicólogas e psicólogos é, mais do que nunca, de extrema importância, já que se tratam de profissionais fundamentais para a sociedade e que se mostraram insubstituíveis durante toda a crise desencadeada pela pandemia de covid-19. “A redução da duração do trabalho visa, acima de tudo, assegurar a qualidade de vida dos trabalhadores. Isso é fundamental para profissionais que, pela natureza do trabalho desenvolvido, necessitam efetivamente de maior descanso entre as jornadas”, explica.

 

            Dal Zotto ressalta, ainda, a necessidade de regulamentação de um piso salarial superior ao atual, que oscila entre R$ 1.600 e R$ 1.900. “A inexistência de um piso salarial, além da carga horária definida, impõe aos psicólogos um grande desafio no sentido de conciliar mais de um emprego em diferentes setores. Considerando o psicólogo peça fundamental no âmbito da saúde pública, portanto, estes trabalhadores merecem respeito, valorização e salário digno para continuarem atuando de forma incansável, com eficiência e humanismo em prol da saúde mental dos pacientes”, completa o vereador.

Publicidade

Blog dos Colunistas