21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

‘O Estado tem o papel de ser parceiro para quem deseja empreender’

Afirmação é do deputado Edegar Pretto, que foi lançado esta semana como pré-candidato do PT ao Piratini, em 2022

teste
Na última eleição, Edegar Pretto fez votos em quase 480 municípios, e acumula a marca de ser o mais
Por Salus Loch
Foto Carol Ferraz

Com o compromisso de entrevistar todos os pré-candidatos, e futuros candidatos ao governo do RS, o jornal Bom Dia dá continuidade à série ‘Diálogos Democráticos’, ouvindo, esta semana, o deputado estadual Edegar Pretto, que foi lançado pelo PT, na segunda-feira, 13, como pré-candidato da legenda ao Piratini, em 2022. Pretto é o segundo postulante ao executivo estadual ouvido pelo Bom Dia, que na edição de 11 de setembro já havia publicado entrevista com Beto Albuquerque, representante do PSB na corrida estadual.

No presente bate-papo, o petista adotou um discurso moderado – defendendo o diálogo e destacando que cabe ao Estado ser parceiro de quem deseja empreender. Pretto, contudo, disse não abrir mão de um olhar especial à produção de alimentos, com incentivos à agricultura familiar. “Um estado que sempre foi considerado altamente agrícola, não pode ter gente passando fome”, resumiu. O parlamentar ainda garantiu a candidatura do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto e antecipou que cabe ao PT regional a escolha de seus representantes à Assembleia Legislativa e Câmara Federal, dizendo que não pretende interferir na escolha. A seguir, a entrevista completa:

 

Bom Dia - Depois de uma construção partidária que percorreu o RS, o Sr lançou esta semana sua pré-candidatura ao Piratini. Quais serão suas principais bandeiras e do que o Sr não abre mão na campanha?

Edegar Pretto - O Rio Grande pode ser melhor do que foi nos últimos oito anos. Estamos fazendo um amplo debate pelo Estado, e seguiremos ouvindo as pessoas. Nosso olhar passa por todos os setores, que têm desafios que empreendem uma série de projetos focados na modernização das condições estruturais e na ampliação e qualificação das políticas sociais. Precisamos pensar em emprego, saúde, segurança, educação e tranquilidade para as pessoas viverem. Isso é possível com um Estado presente, parceiro, com geração de oportunidades. É urgente retomarmos nosso papel de protagonista nacional, e só com diálogo poderemos formatar um programa de governo mais amplo possível, com participação, que trate de dar conta das angústias da nossa gente. Não abro mão de ter um olhar especial para a produção de alimentos, com incentivos à agricultura familiar. Um estado que sempre foi considerado altamente agrícola, não pode ter gente passando fome.

 

Bom Dia - Depois de passar pelo parlamento, por que ser candidato ao Piratini, em 2022?

Pretto - Eu tenho a postura na política de que ela não é uma profissão. Nós somos cumpridores de uma tarefa delegada pela população. Neste caso, temos a definição do nosso partido pela minha pré-candidatura. Foi uma construção coletiva em conjunto com militantes, apoiadores, dirigentes, bancadas municipais, estadual e federal, prefeitos e movimentos populares do campo democrático que temos relações. Estou recebendo uma tarefa deste coletivo. É uma honra contar com o apoio de tantas lideranças. Eu comecei muito cedo a minha caminhada, e conheço o Rio Grande de ponta a ponta. Tenho essa vontade e a disposição de liderar esse grande movimento.

 

Bom Dia - Em termos de alianças, como o Sr imagina compor? Com quem o Sr toparia sentar para conversar - e com quem não sentaria de jeito nenhum, e por quê?

Pretto - Nós vamos fazer todo esforço possível para que nós tenhamos aqui no Rio Grande do Sul a constituição de uma frente progressista que também ajude na organização para o palco do ex-presidente Lula, e que possa nos dar a condição de através de um projeto discutido com a sociedade apresentar para o Rio Grande do Sul e setores que estamos conversando com todos os partidos do campo democrático, e individualmente com lideranças que fazem parte desses partidos. Não há distinção. Vamos seguir o debate com a sociedade organizada em partidos políticos ou não.

 

Bom Dia - Caso eleito governador, qual seria sua primeira ação?

Pretto - O primeiro passo que projetamos para o futuro é pensar num Estado que cuide do seu povo, que seja grande e trate de cuidar das necessidades básicas daqueles que mais precisam. Outro ponto importante é olhar para os setores produtivos, que são responsáveis pela economia e geração de empregos. Temos o entendimento que o Estado tem o papel de ser parceiro para quem deseja empreender. Um Estado e contribua com essa possibilidade e investimentos para fazer frente às necessidades que nosso povo tem em seus diversos setores.

 

Bom Dia - O PT do Alto Uruguai terá candidatos a deputado federal e estadual? Quais seriam os nomes regionais mais cotados para concorrer no ano que vem?

Pretto - A regional do PT Alto Uruguai tem uma grande importância no conjunto das regionais do partido, por sua história e estrutura partidária. Já governamos vários municípios e estamos governando três atualmente. Pela relevância da região, é importante que tenhamos nomes que representem nosso projeto. Há grandes lideranças do PT no Alto Uruguai. Tenho um vínculo muito forte nesta regional, e acima de tudo uma relação de amizade com todos e todas. Mas cabe à coordenação regional do partido a tarefa de avaliar, debater e apontar quem estará à disposição para concorrer. Esta é a instância que faz as definições.

 

Bom Dia - Em termos nacionais, o Sr imagina que o PT se alie com quem? Qual seria o candidato ideal a vice do ex-presidente Lula?

Pretto - O Lula será o nosso candidato. É uma alternativa real de reconstrução do nosso país e representa a esperança de um novo Brasil. A executiva nacional está neste diálogo de construção também. A própria imprensa tem divulgado as conversas que Lula está mantendo com diversos partidos e setores. Objetivo principal agora é conversar com quem estiver disposto a fortalecer o nosso projeto. É neste amplo debate nacional que depois sairão as composições. Ainda temos um bom tempo de debate e diálogos, e estamos motivados por uma grande unidade. Mas creio que ainda é cedo para cravar um nome que de fato seja vice. Até aqui seriam somente suposições.

 

Bom Dia - Há previsão de vinda do ex-presidente Lula ao RS? Quando?

Pretto - Lula já se colocou à disposição para um roteiro conosco no Rio Grande do Sul. A proposta é organizarmos com o partido um roteiro passando por alguns municípios. Nossa ideia é fazer isso ainda este ano, e só depende mesmo de ajuste de agendas.

 

Saiba mais

 Edegar Pretto tem 50 anos e nasceu em Miraguaí, na Região Celeiro. É formado em Gestão Pública e tem suas origens na agricultura familiar. Filho de Adão Pretto, deputado federal falecido em 2009, Edegar está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Foi o mais votado do partido nas três eleições em que participou, e líder da bancada petista no governo Tarso. Em 2017 foi presidente da Assembleia Legislativa, quando em sua posse popular cerca de duas mil pessoas ocuparam a praça da Matriz para um ato de apoio público na capital.

O deputado tem bom trânsito em diversos setores produtivos e econômicos, como produção de alimentos. Uma de suas causas com reconhecimento internacional é o trabalho pelo fim da violência contra as mulheres, que o levou a ser membro do Comitê Nacional Eles Por Elas, da ONU Mulheres, e coordenador do Comitê Gaúcho Eles Por Elas, único Comitê estadual do país autorizado pela ONU.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;