21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

Momento histórico de uma construção coletiva no Legislativo erechinense

Em coletiva de imprensa, foi anunciado o repasse de R$ 4,64 milhões das sobras do orçamento para obras essenciais, que comtemplam a saúde, segurança e cultura, com contrapartida do Executivo para infraestrutura (asfaltos)

teste
Essa economia não é uma novidade da atual Legislatura. Vem ocorrendo há alguns anos e cada um que en
Por Rodrigo Finardi
Foto TV Bom Dia

Na manhã de ontem (27), a Câmara de Vereadores de Erechim, realizou uma coletiva de imprensa, através da presidente Ana Oliveira (MDB), onde foi repassado, onde serão investidas as sobras do Legislativo nesse ano de 2021.

Quase R$ 10 milhões de sobras no ano

Dos 16,6 milhões que tem direito (6% da arrecadação do município), está sendo consumido nesse ano em torno de 3% (percentual que vem se mantendo ao longo das últimas legislaturas). Desta forma, sobram quase R$ 10 milhões para demandas da população.

Onde serão investidos os recursos

A ação de ontem (27), é uma ação construída entre os 17 vereadores e repassará R$ 4,64 milhões para as seguintes realizações:

  1. R$ 1 milhão para a construção da nova sede do Banco de Sangue, que será construída ao lado da UPA, e tem previsão de ser entregue à comunidade até o fim de 2022;
  2. R$ 560 mil para a compra de um caminhão para a Força Voluntária Alto Uruguai;
  3. R$ 500 mil para a aquisição de um novo aparelho de raio X para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim. O atual está obsoleto e com constantes problemas;
  4. R$ 2 milhões para a construção da nova escola do Belas Artes, que está vinculado à Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em terreno ao lado do Centro Cultural 25 de Julho;
  5. R$ 600 mil para serem repassados ao Projeto Sentinela, que serão investidos no videomonitoramento de Erechim, o que possibilitará um mapeamento total de todas as saídas da cidade.

Economia e austeridade

De acordo com a presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Ana Oliveira, ao longo do ano serão gastos para a estrutura do poder, em torno de 45% do que tem direito e com o entendimento de todos os vereadores foi possível contemplar as demandas já citadas.

R$ 3,1 milhões de emendas impositivas

Uma parte já havia sido repassada para várias demandas no início do ano, e ainda terão mais R$ 3,1 milhões de emendas impositivas, onde os vereadores indicam onde devem ser investidos os recursos: “com todas essas ações os valores chegam a quase R$ 10 milhões|”, disse Ana.

 

“Quem ganha é sempre a comunidade”

O prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis (MDB), esteve no evento e em seu discurso ressaltou a harmonia dos poderes (Legislativo e Executivo), num momento de conflitos permanente no Brasil, e se comprometeu como contrapartida, realizar obras de asfalto: “quem ganha sempre é a comunidade, com essa sintonia que trabalhamos com as demandas e o orçamento público”.

Construção de muitas mãos

Essa economia não é uma novidade da atual Legislatura. Vem ocorrendo há alguns anos, e cada um que entra vai aprimorando, ampliando a participação de todos e, consequentemente, colocando pressão em cada novo presidente que assume. Não tem mais espaço para aventureiros. Tem que respeitar o dinheiro público, que é dos impostos gerados por todos nós. Por isso que coloquei no título, ser esse um momento histórico na Câmara de Vereadores de Erechim, que vem sendo construído por muitas mãos e cada um que assume sabe bem de suas responsabilidades como gestor

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;