14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Osteoporose: doença silenciosa atinge principalmente as mulheres

teste
Miguel.jpg
Por Izabel Seehaber
Foto Reprodução

Na quarta-feira, 20 de outubro, foi celebrado o Dia Mundial da Osteoporose. A data tem o objetivo de chamar a atenção sobre o assunto, especialmente ao que se refere à prevenção.

O médico ortopedista e traumatologista de Erechim, Miguel Flores do Amaral Neto, explica que a osteoporose é caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas, podendo atingir todos os ossos. “A doença não traz sintomas, mas lesões em traumas de baixa energia ou avaliação com exames de imagem como a densitometria podem auxiliar no diagnóstico”, pontua.

Conforme observa o especialista, as mulheres são mais acometidas pelo problema, principalmente as que estão na faixa etária após a menopausa. Ao mesmo tempo, os homens também sofrem com essa doença em idades mais avançadas.

Fatores relacionados

Entre os fatores de risco está o histórico familiar, além da dieta insuficiente em cálcio, baixa exposição a luz solar, uso excessivo de álcool, fumo, sedentarismo, uso crônico de alguns medicamentos e doenças reumáticas e endocrinológicas.

Vale mencionar que as fraturas por fragilidade óssea podem levar a longos períodos de imobilização e repouso. “Após a primeira, novas podem ocorrer em um período curto de tempo como em seis meses a um ano, por exemplo. A mais temida consequência na qualidade de vida do paciente está ligada à dependência da pessoa a seus familiares em atividades simples como tomar banho, vestir-se e caminhar. Essas são situações comuns após lesões de quadril e coluna”, relata o médico.

Como prevenir?

Dr. Miguel salienta que, uma alimentação adequada, exercícios físicos que melhoram a força e tônus muscular, além de exposição de 15 minutos ao sol, diariamente, e avaliações periódicas com seu médico para avaliação de densitometrias ósseas, podem evitar essa doença que geralmente é valorizada somente após uma fratura ocorrer.

Saiba mais

De acordo com a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose no País e apenas 20% sabem que possuem a doença.

A osteoporose causa 200 mil mortes por ano no País, sendo que é considerada silenciosa pois raramente apresenta sintomas antes de sua consequência mais grave: as fraturas.

Em caso de dúvidas ou mais informações, procure o seu especialista. Cuide da sua saúde, previna problemas e mantenha a qualidade de vida.

 

 

Publicidade

Blog dos Colunistas