14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Alto Uruguai mobilizado na força-tarefa da imunização contra a covid

teste
Divulgação
Por Izabel Seehaber jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Teve início no sábado (20) e prossegue até o dia 26 deste mês, em todo o Brasil, uma espécie de força-tarefa a fim de imunizar o maior número possível de brasileiros contra a covid-19.

A ação do Ministério da Saúde é realizada em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Na região Alto Uruguai, a mobilização é permanente na tentativa de contemplar, o quanto antes, toda a população. 
 

Erechim

Um dos exemplos é o município de Erechim que realizou, ainda no sábado, um Dia D em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Conforme a responsável técnica do setor de Imunização e coordenadora geral da Secretaria de Saúde, Leila Hofmann, os postos ficaram abertos para facilitar à quem trabalha ou tem dificuldade de horários durante a semana, que pudessem realizar a aplicação da dose e completar o esquema vacinal. “A partir de amanhã (24), toda população com 18 anos ou mais, que fez a segunda dose há cinco meses, já pode fazer a dose de reforço. Do mesmo modo, para a segunda dose do imunizante da Pfizer, antecipamos o retorno que agora é de 21 dias após a primeira aplicação”, destaca. 
Em relação a vacina da AstraZeneca (Fiocruz), o intervalo é de oito semanas após a primeira dose e deve ser feito o agendamento. Já quem recebeu a vacina da CoronaVac, deve seguir o agendamento previsto na carteirinha. 
Leila ressalta que, conforme o balanço realizado no fim de semana, mais de 11 mil erechinenses já podem receber a dose e por isso, o ideal é procurar o mais breve possível o serviço de saúde. “Vale frisar que é essencial apresentar a carteirinha de vacinação e, se possível, priorizar o horário após às 11h, momento em que diminuem as consultas e procedimentos. Pedimos, ainda, que a população seja paciente, tendo em vista que a equipe de imunização é a mesma que atua na sala de vacinas. É uma espera que vale a pena, com o foco na prevenção”, reitera, citando que o fato de a campanha estar sendo desenvolvida nas UBS’s, pode facilitar o acesso de todos os munícipes que já possuem um vínculo com os profissionais. 
A enfermeira relata que o horário para a vacinação é das 8h30 às 15h, de segunda a sexta-feira. 
 

Em Erebango

Durante esta semana a equipe da Atenção Básica da UBS de Erebango intensifica os esforços em localizar e vacinar todos os munícipes que estão em atraso vacinal.
Desse modo, estarão disponíveis na unidade, as doses 2 da vacina Pfizer e doses de reforço para idosos e trabalhadores de saúde que fizeram a segunda aplicação há cinco meses. “Faremos busca ativa via telefone ou pessoalmente, se necessário. Nossa meta é avançar significativamente neste índice de imunização”, destaca a coordenadora da UBS, Cristiane Dallanora de Vargas. 
Até o momento, o município aplicou 5.064 doses, sendo: 1ª dose: 2.445; 2ª dose: 2.164; dose única: 65 e dose reforço: 390. 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3339-1004.

Publicidade

Blog dos Colunistas