Na manhã do último sábado (19), feriado municipal, estive na Escola Haidée Tedesco Reali para acompanhar o feirão de emprego promovido pelo município de Erechim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.
Satisfação das empresas e das pessoas
Conversei com algumas empresas que estavam presentes e também jovens que estavam em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Foram unânimes em afirmar que esse tipo de iniciativa facilita a inserção no mercado de trabalho e que é necessário que fique no calendário oficial, com outras edições, sempre que necessário.
Os números
E os números por si só mostram o sucesso do evento: mais de mil pessoas passaram pelo local; 2.700 atendimentos foram feitos pelas empresas e instituições; 1.600 currículos entregues; 15 minicursos realizados ao longo do dia, com 140 pessoas participando e 80 inscrições para os cursos de qualificação disponibilizados pelo município.
Alternativas em momentos difíceis
Durante os discursos, todos na mesma direção, sobre o perfil empreendedor de Erechim, de se buscar alternativas em momentos difíceis, o prefeito Paulo Alfredo Polis, em seu pronunciamento disse: “Nosso DNA é de emprego e renda, e não do auxílio emergencial e bolsa família”.