25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Economia

Empresa de tecnologia paulista compra startup erechinense

teste
Marcelo Onhate (e) e Lucas Jaskulski (d) com Bruno Stuchi, proprietário da Co.Aktion
Por Rodrigo Finardi
Foto Divulgação

A Co.Aktion, grupo paulista focado em soluções direcionadas para a experiência do cliente, anunciou a compra da Pulpo, plataforma erechinense de gestão do conhecimento e educação corporativa, de propriedade de Lucas Jaskulski e Marcelo Onhate.

Ampliação de mercado

Fundada em 2016 e com sede em Erechim, a Pulpo auxilia na criação e na otimização do fluxo de conhecimento para empresas com operações complexas: “eles passam a ter nossa startup no portfólio e nós continuamos a desenvolver o trabalho que já fazíamos, entrando num mercado muito maior e pela porta da frente, o que é um enorme desafio para quem é pequeno”, comenta Lucas Jaskulski.

Grandes clientes

A Co.Aktion, a exemplo da Pulpo, foi fundada em 2016 em São Caetano do Sul (SP), e conta com cerca de 180 funcionários, além de mais de 300 clientes como Magalu, IBM, C&A e Panasonic. O Pulpo agregará, além da sua solução, uma carteira de clientes como Votorantim Cimentos, Randon e Olfar que, na visão de Lucas e Marcelo, receberão uma melhoria enorme em tecnologia e suporte.

Aquisição estratégica

A aquisição da Pulpo tem o objetivo de somar em funcionalidades para a plataforma Droz, empresa da Co.Aktion que conta com soluções de chatbot e gestão de pesquisas de satisfação.  A partir do segundo semestre deste ano, toda operação da Pulpo será assumida pela Droz. A dupla fará parte desse processo de migração e vendas para os grandes clientes que a empresa paulista possui na base.

A “cereja do bolo”

Lucas Jaskulski afirma ser o fim de um ciclo, de uma ideia que deu certo e o início de outro: “2022 vem sendo incrível. E para mim, essa negociação foi a cereja do bolo. Ela abre portas para outras startups de Erechim mostrarem seu trabalho. Vejo que a incubadora tecnológica está aí para fomentar e descobrir talentos”, pontua.

Um cara totalmente fora da curva

Para Lucas, o proprietário da Co.Aktion. Bruno Stuchi é um cara totalmente fora da curva: “ele fez da sua empresa criada em 2016, ter hoje 180 colaboradores com faturamento anual superior a R$ 25 milhões, dobrando a cada ano. O crescimento é impressionante. Aterrissaram nos EUA no mês passado e os planos deles nos atraíram muito para o fechamento do negócio. Entre as principais marcas atendidas pelo grupo estão Magazine Luiza, Electrolux, C&A, Tramontina, iFood e Centauro.

Não desista, seja honesto e resiliente

Ainda eufórico com o momento, Lucas não esquece do início difícil e das dúvidas e as diversas vezes que pensou em desistir: “Para você que está começando a empreender no dia de hoje, cheio de dúvidas e medos, vou deixar três dicas que me conduziram a este momento: cerque-se de gente boa, seja sempre honesto e tenha muita resiliência”, finaliza.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas