21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

“O Novo em Erechim terá candidato para a prefeitura em 2024”

teste
Deputado estadual Fábio Ostermann (Novo) e o empresário Deoclécio Corradi
Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi

Na noite de quarta-feira (8), o deputado estadual Fábio Ostermann (Novo) proferiu palestra no Pólo de Cultura, com o tema “O Brasil tem jeito?” Sua vinda para cá foi organizada pelo empresário Deoclécio Corradi.

 

Um erro estratégico do passado

Mas antes da palestra os dois estiveram na redação do Jornal Bom Dia para um bate-papo. Questionei o parlamentar sobre o desmantelamento do Novo em Erechim, antes das eleições municipais de 2020. Afirma ter sido um erro estratégico do partido não ter colocado candidato a prefeito em Erechim: “iremos reerguer o partido em Erechim e lançaremos candidato para a prefeitura em 2024”.

 

Favorável ao voto distrital

Para Ostermann, o sistema eleitoral precisa ser aperfeiçoado e defende o voto distrital, para valorizar todas as regiões com representatividade: “o parlamentar precisa estar na base, mas precisa, acima de tudo, estar atento para discutir os rumos do Estado”.

 

Defende o Parlamentarismo

Outra questão que defende é que o Presidencialismo seja substituído pelo Parlamentarismo, e que as emendas sejam extintas: “as emendas que o Estado dá para os deputados, na verdade não são emendas e sim agrado para os bonzinhos (aqueles que votam favorável com o governo”, pontua. O Novo trabalha com as emendas através de editais. As entidades, organizações e municípios se escrevem e apresentam projetos para posterior escolha da destinação.

 

Contra os fundos eleitoral e partidário

O parlamentar relembra que o Novo é contra os fundos partidário e eleitoral. Nunca usaram um centavo e já devolveram recursos milionários para a União e outra parte está aplicada porque não tem como devolver. Assim que for possível o farão.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;