25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Colegiado de Primeiras-Damas da AMAU quer trazer “Touca Inglesa” para o Hospital Santa Terezinha

Tecnologia usada em tratamento oncológico evita ou reduz a queda de cabelo

teste
1
Por Assessoria
Foto Divulgação

Representantes do Colegiado das Primeiras-Damas da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e o ex-diretor da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, Jackson Arpini, realizaram, na última sexta-feira, 10 de junho, visita técnica ao Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.

O objetivo da viagem foi visitar o Centro Oncológico do Centro Clínico Mãe de Deus e conhecer o aparelho "Touca Inglesa", tecnologia Paxman, que tem por finalidade reduzir a alopécia (perda de cabelos) em decorrência do tratamento oncológico.  Na ocasião, os técnicos da Casa de Saúde apresentaram o equipamento, as características técnicas e o processo de trabalho.

A comitiva estava representada pela presidente do colegiado, Silvana Bettega (Gaurama), Melânia Vendruscolo (Severiano de Almeida), Rafaela Sette (Barra do Rio Azul) e a agente executiva da AMAU, Suelen Brum. Segundo a presidente Silvana Bettega, a visita foi extremamente importante porque permitiu verificar as possibilidades de implantar a tecnologia no hospital de referência SUS, no caso da região o Hospital Santa Terezinha, a partir do momento em que as dúvidas foram sanadas e se estabeleceu contato com o representante da empresa, que informou que a tecnologia está disponível em hospitais que atendem o SUS, com o objetivo de mudar o estigma do câncer, como forma humanizada e positiva de enfrentar a doença, sem perda da autoestima.

Conforme explica Silvana, visitas como esta são importantes para a região porque possibilita ampliar contatos com outras casas de saúde. Ela enaltece a iniciativa das primeiras-damas e espera que a visita possa viabilizar que a tecnologia possa estar disponível aos pacientes do SUS, por meio de uma ação regional.

Jackson Arpini parabenizou as primeiras-damas pela iniciativa, bem como o convite para acompanhar a comitiva regional. “O equipamento será uma grande conquista para toda a região”, falou.

Publicidade

Blog dos Colunistas