25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Casos de dengue diminuem na região

teste
Os cuidados para evitar possíveis criadouros de mosquitos, são permanentes
Casos de dengue na região
Por Izabel Seehaber
Foto Izabel Seehaber

Após alguns picos neste ano, principalmente no mês de março, a área de abrangência da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Erechim registra um decréscimo nos casos de dengue. Desde o início de 2022, foram registradas 1.131 confirmações e, neste momento, 312 suspeitas estão em investigação (no mês passado havia mais de 600 aguardando resultado). Os dados estão no Boletim Informativo divulgado ontem (27), pela equipe da Vigilância Ambiental da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Erechim, e referem-se à Semana 26.

Vale mencionar que os indicadores sinalizaram, ainda, 160 casos novos em relação ao último boletim publicado há um mês. “Contudo, são resultados que aguardavam liberação do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) e agora foram lançados no sistema e divulgados. Desse modo, relacionam-se a outras semanas epidemiológicas”, explica a bióloga, Cláudia Santin Zanchett, ao citar que o frio é um aliado contra o mosquito Aedes aegypti, considerando a sazonalidade. “Observamos que no mês de maio já houve uma redução e em junho, uma diminuição considerável. A expectativa é que no próximo gráfico, no fim de julho, a região praticamente zere o número de casos de dengue, pois estamos com menos de 50 notificações semanais de possíveis casos. No último mês, em toda a região, houve 200 casos suspeitos”, pontua Cláudia ao mencionar esse momento como mais favorável no combate à epidemia.

Cuidado permanente

Ao mesmo tempo, é preciso lembrar que há casos de dengue e outras arboviroses o ano inteiro, o que significa que o mosquito está presente em todos os meses. Entretanto, este é um período em que há menos mosquitos em circulação, o que torna mais fácil o combate aos focos.

Por isso, vale o alerta redobrado para que toda população cuide seus terrenos e não permita a existência de espaços onde o Aedes possa se proliferar, a exemplo de pratinhos de vasos com plantas, pneus, reservatórios improvisados de água da chuva, além de todo e qualquer local que contenha água parada.

Sobre os dados

O Boletim Informativo 11ª CRS - Dengue/Arboviroses tem por objetivo divulgar os dados

oficiais informados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação do SUS (Sinan on-line), em relação aos casos de Dengue e outras arboviroses dos municípios de abrangência da 11ª CRS - Região de Saúde 16. Os números apresentados são informados pelo setor da Vigilância Epidemiológica de cada município.

Até a respectiva semana analisada, 27 municípios notificaram casos suspeitos de dengue e destes, 21 confirmaram casos positivos na Região de Saúde 16.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas