21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Tecnologia

Inaugurado em Erechim o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT)

teste
1
Por Assessoria
Foto Divulgação

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, lançou, na noite desta sexta-feira (16), o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) de Erechim, que está estruturado no Polo de Cultura no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE). Na ocasião, também houve a assinatura do termo de cooperação para inovação entre a URI e a CIT.

Estavam presentes na inauguração, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o vice-prefeito, Flavio Tirello, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, o diretor do CIT, Fabrício de Oliveira, e o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, empresários, comunidade e imprensa local.

 

Quatro pilares

Na abertura, o secretário, Emerson Schelski, disse que o lançamento do CIT marca uma nova era da inovação no município de Erechim e que este projeto só está sendo possível porque está estruturado em quatro pilares, Poder Público, iniciativa privada, academia (universidades e institutos) e entidades.

“O principal desafio é fazer com que os ecossistemas de inovação trabalhem com estes quatro pilares e com a criação do CIT vamos atingir este patamar”, observa o secretário. 

Conceito e propostas

O diretor do CIT, Fabrício de Oliveira, disse que uma mudança tão grande precisa estar expressa também numa nova marca. Ele apresentou os conceitos para constituição da nova identidade e as propostas do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT). “O modelo de governança de quatro hélices, setor público, iniciativa privada (empresas fundadoras e âncoras), entidades e instituições de ensino, vai possibilitar a formação de mais parcerias e que façamos algo diferente. Estamos com 40% do projeto executado, investimos R$ 500 mil, e até o fim deste ano vamos chegar a 100%”, disse.

Empresas

 

“Aqui vamos fazer tecnologia para aperfeiçoar o mundo. Que bom que isso está acontecendo”, disse o proprietário da Mobile e representante das empresas, Jairo Benincá.

 

O gerente da GL Fibras, Adriano Vanzetto, disse que o objetivo é somar esforços para construir um futuro melhor.

Mentores

A consultora empresarial, Cheila Fernandes, parabenizou a iniciativa da prefeitura pelo projeto do CIT, e que muito conhecimento será compartilhado, mas também muito aprendizado.

Assinatura termo de cooperação

O diretor geral da URI, Paulo Giollo, disse que as grandes ideias nascem de pessoas com atitude e que tem vontade de mudar. “E o município de Erechim vai alcançar um lugar cada vez maior em função desta iniciativa, deste projeto do CIT, que une entidades, empresas, universidades, Poder Público, estamos juntos e teremos sucesso”, disse o diretor da URI.

ACCIE

“Este é um momento histórico, um divisor de águas para o município de Erechim”, disse o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza. Ele comentou que nenhuma empresa sobrevive se não inovar, empresas inovadoras atraem talentos. “Enfrentamos desafios com inovação, tecnologia e criatividade. Hoje, competimos com o mundo, com países inovadores como Japão, China e EUA”, destaca.

Segundo Darlan, a inovação melhora a qualidade de vida das pessoas. “A inovação influencia a vida de todos nós, direta e indiretamente”, comenta.

Câmara

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador, Ale Dal Zotto, disse que o CIT é um projeto que vai mudar a mentalidade, a cultura, e aposta na criatividade das pessoas, na inovação. “Este projeto é um marco na história de Erechim porque vai criar novos horizontes e oportunidades para quem quiser inovar e investir”, disse.

 

Muitos avanços

O vice-prefeito, Flavio Tirello, lembrou de toda trajetória do projeto, iniciando com as ações da Incubadora Tecnológica até chegar a construção do Centro de Inovação e Tecnologia. Ele destacou também que o município está tendo muitos avanços em diversas áreas, como a inauguração do novo distrito industrial. “A inovação e a tecnologia não vão mudar o mundo, irão mudar as pessoas e as pessoas é que vão mudar o mundo”, disse o vice-prefeito.

 

Criando oportunidades

O prefeito, Paulo Polis, inicialmente, disse que a característica dos líderes é construir pontes, que o Poder Público faz a ligação com empresas e sociedade, e que a inovação traz eficiência para a vida das pessoas.

“Que cidade é esta que nós, há 105 anos, estamos construindo? Uma cidade que constrói empresas, vidas, histórias, desenvolvimento, que faz com que as pessoas se sintam incluídas, que faz com que as pessoas tenham vontade de empreender de avançar. O CIT nada mais é que uma junção de pessoas inteligentes e conectadas que sabem que este é um passo importante para Erechim”, disse o prefeito Polis.

“Estamos fazendo história de fato, criando alternativas, oportunidades, isso é revolucionário. A cidade não tem medo de enfrentar desafios, e o CIT vem para mudar conceitos, ter atitude e a mente aberta. Estamos pensando Erechim a cada dia, com uma concepção maior, que é deixar a cidade melhor”, observa o prefeito Polis.

“Bem-vindos a nave da inovação que esta avenida se abra e não se feche nunca. O Centro de Inovação e Tecnologia é o caminho de Erechim para os próximos 100 anos”, concluiu o prefeito Polis.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas