O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS, Gilmar Sossella, em entrevista ao programa Pente Fino da TV Bom Dia, aborda ações do Estado para qualificar os trabalhadores para o mercado de trabalho.
São vários projetos em andamento em parceria com o Sine, com os municípios e o Sistema S, com o foco na qualificação profissional, micro e pequenas empresas. Num dos projetos, as empresas podem criar cursos de qualificação em várias áreas e abater 90% no ICMS. Em outro, cursos técnicos na rede estadual de ensino trazem de volta para sala de aula quem já concluiu o Ensino Médio
Para Sossella, “o poder público tem que ser o indutor para o desenvolvimento profissional, ainda mais com a queda da natalidade e menos pessoas qualificadas no mercado de trabalho”.