18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Economia

Acendimento das luzes de Natal antecipa vendas e expectativa de bons resultados

Esse é um período bastante promissor e os consumidores estão mais capitalizados devido ao 13º salário

teste
luzes.png
Por Carlos Silveira
Foto Divulgação

 Com o acendimento das luzes de Natal ocorrida no último sábado, 11, Erechim começa a se preparar para receber moradores de toda a região do Alto Uruguai que chegam até aqui para ver a decoração, como aproveitar para comprar no comércio local, sejam lojas, supermercados, pizzarias, lancherias, sorveterias e tudo mais que possa girar a roda da economia local.

Estabelecer regras e métodos

         Mas, para que os resultados sejam aqueles que foram almejados pela classe empresarial durante todo o ano, há de se analisar como anda a economia, como também estabelecer regras e métodos para atrair mais e mais clientes e terminar o ano com saldo positivo no caixa para entrar em 2024 focado.

Fatores para a queda

 Numa análise de vendas ocorridas durante este ano, ou seja, até o momento, de acordo com a OMC, vários fatores contribuíram para a queda atual, incluindo o aumento dos preços mundiais das commodities, o aperto da política monetária em resposta à inflação e os surtos de Covid-19 que interromperam a produção e o comércio na China.

Endividamento

 Conforme pesquisa, o maior responsável pelo recuo do varejo é o endividamento dos brasileiros. As pessoas têm menos poder aquisitivo quando precisam se preocupar com gastos adicionais das dívidas.

Natal e comércio

Mas, qual a importância do Natal para o comércio. Dados apontam que os eventos de Natal e Ano-Novo trazem para o varejo a perspectiva e a esperança de faturamentos muito superiores à média de todos os demais meses. Esse é, então, um período bastante promissor, ainda mais porque os consumidores estão mais capitalizados devido ao 13º salário.

Celebração Natal

 A composição principal de toda a celebração que ocorre no fim do ano gira em torno de alimentos e bebidas. Entre os alimentos mais procurados nessa época estão: panetone, peru, frango, chester, massas e pães. O que mais vende em Natal seriam as roupas e calçados; chocolates e doces; comidas e bebidas natalinas; brinquedos; perfumes e cosméticos; acessórios; artigos de decoração e games.

Mais vendidos

 Vale lembrar que, geralmente, os produtos mais vendidos no Natal em supermercados estão ligados ao preparo da ceia, incluindo tanto alimentos quanto bebidas. Mas, pode também incluir artigos de decoração tanto para as mesas como para as casas.

Atrair clientes

 Entre as ideias para atrair clientes para o ponto de venda estão as ações promocionais, bandeira de propaganda, como sinalizador de eventos e na entrada do seu estabelecimento, dicas de vendas, festas de final de ano, marketing, marketing promocional e o Natal.

E-commerce

 No e-commerce, as compras de Natal costumam começar logo depois da Black Friday, fim de novembro, e são mais fortes durante a primeira quinzena de dezembro. Após este período, as pessoas ficam com receio de que as entregas não sejam realizadas a tempo, principalmente na compra de presentes.

Entrar no clima

Para melhorar ainda mais o clima e atrair clientes, necessário entrar no clima do Natal, oferecer benefícios na entrega do pedido. fazer comunicações personalizadas, investir em ações promocionais, promover ações solidárias, criar guias de presentes para o Natal, incentivar recompras na sua loja e facilitar o processo de pagamento.

Capitalizados

Mas, qual a importância do Natal para o comércio. Dados apontam que os eventos de Natal e Ano-Novo trazem para o varejo a perspectiva e a esperança de faturamentos muito superiores à média de todos os demais meses. Esse é, então, um período bastante promissor, ainda mais porque os consumidores estão mais capitalizados devido ao 13º salário.

Erechim

         Em Erechim, desde o último sábado, quando a população encheu a Praça da Bandeira para assistir a abertura do Natal 2023, o comércio local já sente os seus resultados, principalmente no ramo alimentação, momento em que sorveterias, lancherias, bares e conveniências recebeu um grande público que vieram para apreciar as luzes, como também, em família, aproveitar o momento para degustarem juntos o que o comércio local tem a oferecer. Clima que deverá se manter sem a interferência do tempo.  

CDL

         A CDL Erechim continua com a campanha Comprar em Erechim é mais legal 2023, que irá sortear um apartamento de dois quartos, duas motocicletas e um televisor no dia 27 de dezembro. Para tanto, a cada compra acima de R$ 100 equivale a um cupom que deverá ser depostado nas lojas participantes identificadas com o cartaz da campanha. A mesma faz parte da grade de eventos e é uma realização da CDL com a parceria da Prefeitura de Erechim e patrocínio do Sicredi.

CNDL

De acordo com o CNDL, a data deve movimentar as ruas de todo o país, levando mais de 118 milhões de consumidores às compras. É o que aponta pesquisa realizada pela CNDL –Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil — Serviço de Proteção ao Crédito. De acordo com o levantamento, o Natal deste ano deve injetar R$ 66,6 bilhões na economia.

 Percebe-se uma estabilidade na intenção de compras quando comparado ao ano passado, 73% pretendem dar presente(s) para outras pessoas no Natal deste ano (em 2021, eram 77%).

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas