O período da gravidez pode ser desafiador e carregado de novidades, pedindo uma profunda reorganização física e emocional. Por isso, o Programa Acolher, vinculado ao Gabinete da Primeira-Dama de Erechim, inicia uma atuação desde a gestação para ampliar a rede de cuidado ao redor das futuras mães.
Atualmente o Programa Acolher atende cerca de 50 gestantes mensalmente e está completando 15 anos de atuação. Durante entrevista ao jornal Bom Dia, a Assessora do Gabinete da Primeira-Dama, Carla Alba, explica o funcionamento da iniciativa.
O programa
Segundo Carla, as gestantes atendidas pela rede hospital pública ou privada de Erechim, que participarem de curso para gestante ou se dirigirem ao Gabinete da Primeira-Dama, na Av. Salgado Filho, 227 – Centro, estarão recebendo o Kit Cidadão e o Kit Enxoval. “O kit fornecido no Gabinete da Primeira-Dama, será entregue mediante a apresentação de uma certidão de nascimento, considerando, o período delicado do puerpério, a solicitação pode ser feita pela mãe do bebê ou um integrante do núcleo familiar”, explica.
Sobre os kits entregues
O Kit Cidadão é conta com uma touca, um sapatinho, pomada para assaduras, sabonete, termômetro e shampoo. Além destes itens, ele contém um certificado de cidadão erechinense e um vale muda de árvore, que deve ser retirada junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) referência de cada bairro.
Já o Kit Enxoval é composto de 30 a 50 fraldas tamanho P, um pote com 400 lenços umedecidos, um par de meias, tip top, babita, coberta, toalha de banho, um pijama e no inverno, um casaco de tricô.
Importância dos voluntários
A assessora diz, que os kits são confeccionados por voluntárias do Grupo de Idosas da AAIE, Grupo de Idosas Amor e Arte da UBS Aldo Arioli e detentas da SUSEPE de Erechim. “Contamos com várias voluntárias, graças a essas pessoas o trabalho para entrega dos kits acontece e vira um lindo presente para as futuras mamães”, destaca.
Os cursos
O tradicional Cursos de Gestantes, ofertados tanto nos hospitais da rede pública quanto privada, são gratuitos e focam em proporcionar orientações sobre a gravidez para as mulheres e seus acompanhantes, contando com informações seguras e repassadas por profissionais da saúde capacitados. Durante as formações, a equipe do Gabinete da Primeira-Dama estará em contato com as mães, aproveitando o momento para fazer a entrega dos kits.
“A gente insiste muito que as mães e seus parceiros façam o curso, pois neles elas terão várias orientações importantes sobre a amamentação, parto, o banho e cesárea, podendo sanar dúvidas com profissionais especializados”, ressalta Carla.
Carla comenta, que os kits são entregues para gestantes atendidas tanto nos hospitais públicos quanto privados e que o retorno de quem recebe é sempre positivo. “As mães se sentem acolhidas, gostam das palestras e da convivência nesse período. Algumas retornam mais tarde, nos mostram o crescimento do bebê, fica um vínculo muito bacana e ter esse feedback é muito gratificante”, finaliza.