21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Aquarela Pró-Autista desenvolve trabalho humanizado em Erechim

Ampliação dos atendimentos e equipe multidisciplinar estão entre as lutas da entidade

teste
Atendimentos são feitos por um time de profissionais multidisciplinar
Auxiliar administrativa, Tailine Fernandes (E) e coordenadora, Naiara Soccol (D)
Por Vivian Mattos
Foto Vivian Mattos

Com um trabalho focado na ampliação do atendimento especializado multidisciplinar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apoio para as famílias na busca pelos seus direitos, a Associação Aquarela Pró-Autista atende crianças, jovens e adultos em Erechim. 


O início 
A coordenadora da Aquarela Pró-Autista, Naiara Soccol, explica que ao chegar na entidade, os familiares do novo usuário recebem uma anamnese para ser respondida. A família leva o documento para casa, o retorna preenchido para a Aquarela e a equipe formulará um plano terapêutico singular. “Isso é feito para a equipe entender a dificuldade maior no momento, como verbalizar, andar na ponta dos pés, enfileirando, ecolalia e enfim, pontuar as principais necessidades”, destaca. 


Demanda de atendimentos 
Atualmente, a entidade atende 93 usuários e está com uma fila de espera de 74 pessoas, sendo o mais novo com dois anos e meio e o mais velho com 40 anos. Naiara explica que a entidade deseja ampliar os atendimentos, mas que existem dificuldades que ainda não permitem que isso seja feito de imediato. “Meu impasse agora é a falta de profissionais, eu precisaria dobrar o quadro de profissionais para poder atender mais crianças, mas tudo isso tem custo. Por isso, no momento mantemos o básico e atendemos bem os usuários que estão conosco”, elucida. 


Angústia 
A auxiliar administrativa, Tailine Fernandes, atua na linha de frente com Naiara, recepcionando os usuários e familiares que buscam a entidade. Segundo ela, a busca por atendimento é constante e não conseguir atender toda a demanda é angustiante. “Quando a família nos procura, nós a acolhemos e marcamos uma entrevista. Ao chegarem com o laudo em mãos, são incluídos na lista de espera e essa é a nossa maior angústia”, comenta. 


Oficinas 
Segundo Naiara, a entidade oferece oficinas de psicologia, psicopedagogia, psicomotricidade, musicalização, assistência social e trabalho de fortalecimento de vínculos. Além dos serviços ofertados, o projeto “Cuidando os Cuidadores” está sendo realizado neste ano com os familiares dos usuários. Além disso, a iniciativa deseja incluir futuramente os pais que estão na lista de espera para atendimento. 


“Sempre existiu essa preocupação de ter um olhar atento aos pais. Por mais que a gente tenha a assistente social, víamos a necessidade de um momento para os cuidadores. As famílias atípicas, normalmente, são chamadas para serem pontuadas sobre o que seus filhos precisam e esse ano, a gente tirou a ideia do papel de ter esse momento de cuidado com os cuidadores”, explica Naiara. 


Sobre a Aquarela 
A Associação Aquarela Pró-Autista é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, iniciada por membros da comunidade erechinense que estavam comprometidos com a causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas