A campanha Maio Laranja foi instituída na Câmara através do DL 53/2018, com o objetivo de conscientizar, orientar, prevenir e combater o abuso e exploração sexual da criança e do adolescente. A escolha da cor laranja foi motivada pelo estudo sobre o conceito da palavra laranja, que é utilizada para designar uma pessoa que é usada em benefício de outra, fato que se assemelha ao abuso e à exploração sexual praticado com crianças e adolescentes.
A justificativa do decreto aborda que o tema é de grande complexidade e impacto na vida das crianças e adolescentes que sofrem tais abusos, quanto na vida daqueles que estão à sua volta e tem de conviver com as sequelas muitas vezes adquiridas por estas crianças e adolescentes.
A partir disso, ocorreu na última quinta-feira,23, em São João da Urtiga, uma variedade de atividades para a abordagem do assunto, sendo que uma das atividades conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) juntamente com a Gestão do SUAS e Conselho Tutelar.
O momento teve o objetivo de levar para todos os alunos com idade entre 5 a 12 anos de idade a dinâmica desenvolvida pelo palestrante, Jeferson CarECA, atualmente presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio Grande do SUL (ACONTURS), acompanhado da Secretária de Assistência Social Milena Gusso, Presidente do COMDICA Graziela Schenatto Magro e demais membros e do Conselho Tutelar.
Além da fala do palestrante, o COMDICA proporcionou a todos os alunos indiferente da idade, a rede de atendimento e aos funcionários de alguns órgãos da administração pública e rede educacional a entrega de uma Mochila a qual teve como intuito a circulação da informação e o chamamento de toda a comunidade para a conscientização e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.