O Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho, é uma das datas mais aguardadas pelo varejo brasileiro. Marcada pelo reforço dos laços de casais de diferentes faixas etárias, a data é repleta de oportunidades de venda de presentes e experiências únicas. Além disso, com 62,5% da população afirmando estar em algum tipo de relacionamento, o público-alvo se mostra diverso e volumoso.
Um povo apaixonado
Independentemente da faixa etária, os casais brasileiros apreciam e comemoram a data. Para 6 em cada 10, o Dia dos Namorados é tão importante quanto o aniversário de namoro ou casamento. Já 7 em cada 10 pensam que a data é uma ocasião para fortalecer o relacionamento.
Como os namorados aproveitam a data?
Há diversas formas de comemorar o Dia dos Namorados com opções que agradam diferentes bolsos. Entre as opções mais populares estão: ir a um restaurante, passear fora de casa, fazer uma refeição especial em casa ou fazer uma viagem romântica a dois (mais comum entre casais das classes AB).
Aqueles que desejam celebrar a data de forma mais caseira também investem em buscar conhecimento. Os casais que decidem cozinhar por conta própria consultam plataformas de receitas online e programas culinários para encontrar a receita perfeita.
Além disso, o dia também é marcado pela troca de presentes, que inclui mimos físicos e experiências especiais. Os presentes servem como uma demonstração de carinho e afeto. Pesquisa mostra que as mulheres são as primeiras a garantir o presente, mas independentemente do gênero, a maioria dos entrevistados (40%) tendem a ir às compras duas semanas antes da data.
Quais são os presentes favoritos dos casais?
Os itens mais presenteados pelos casais tendem a refletir gostos pessoais e a estimularem o autocuidado. Homens pretendem investir em perfumes e cosméticos (24%), chocolates e doces (24%) e roupas ou flores (21%). Já mulheres concentram suas compras em roupas (31%) e perfumes e cosméticos (25%).
O que fazer para se destacar no Dia dos Namorados?
Na expectativa pelo aumento das vendas, lojistas apostam em táticas especiais para atrair clientes. Somam-se às campanhas tradicionais ações como brindes, descontos, entrega rápida e embalagens especiais. Essas estratégias contribuem para o desempenho das empresas
Para compras de Dia dos Namorados, lojas físicas ainda são as preferidas dos consumidores. Logo, estabelecimentos paranaenses capricham na captação e recepção de clientes.
Experiências e momentos a dois
Dados mostram que, em vez de presentes, alguns casais preferem comemorar a data vivendo experiências, uma tendência em aumento para o período. Algumas das oportunidades para presentes alternativos incluem dias de spa, ingressos para eventos, day-use em resorts, entre outras.
O setor alimentício se beneficia com essa tendência, considerando que, em 2023, esse teve um desempenho melhor do que outros setores tradicionalmente populares no período. No ano passado, bares e restaurantes tiveram um aumento de 6,1% e supermercados 10,1%. Entender os casais e perfis de relacionamento é essencial para quem deseja extrair o melhor das oportunidades deste período.
CDL Erechim
A CDL Erechim está com a sua promoção para comemorar a data, ou seja, para participar da campanha Amor à Luz de Velas – uma noite inesquecível com quem você ama, é necessário comprar junto as lojas filiadas com valores acima de R$ 100 que dão direito a 01 cupom.
O sorteio acontecerá diretamente na loja no dia 13 de junho, quinta-feira e o jantar acontece no dia 22 de junho, sábado no Salão Social do CER Atlântico. A promoção faz parte da grade de eventos da CDL Erechim que tem o apoio da Prefeitura Municipal e Sicredi.