Dezembro é marcado por um período especial que reforça alguns sentimentos, a exemplo da fé, união, emoção e alegria. Tudo isso aliado à reflexão diante de um ano que encerra e a expectativa para um novo ciclo que logo inicia. É o clima do Natal. Uma magia que toma conta dos ambientes, reúne famílias, amigos, e porque não dizer: parceiros de uma jornada de negócios. Assim é a Cooperalfa, sempre próxima do quadro social, de seus donos, que fazem tudo acontecer.
Quando a pergunta é: comente como foi construída a relação com a Cooperalfa, a emoção vem antes do que toda e qualquer palavra que possa tentar definir o elo de cumplicidade construída ao longo do tempo. Lázaro José da Cunha é associado da Cooperalfa desde o dia 11 de junho 1975 e exibe com orgulho o documento que oficializa a parceria de tantas décadas. Ele pertence à filial do distrito de Marechal Borgmann.
Ao lado da esposa Nilva Terezinha e dos filhos, Tiago, Alan, Rafael e Fabiana, o associado, que atua na produção de laranja, compartilha muitas histórias e boas lembranças.
Recentemente, parte da família fez uma visita à Catedral Santo Antônio. No cenário de divindade para exaltar o espírito natalino, eles fizeram um passeio no tempo e destacaram como a união em família, vai ao encontro da cumplicidade com a Alfa.
Orgulho em ser associado
Para Lázaro, esse tempo de associado é motivo de muito orgulho. “Trabalhamos sempre juntos e a média de produção é de aproximadamente 400 toneladas. A Cooperalfa nos ajuda, tem uma participação de 100% dos negócios e permanecemos unidos com ela. Se não houvesse essa união, não haveria a história de mais de 57 anos da cooperativa.
Acreditamos que essa proximidade, esse elo, inicia em casa e segue no campo profissional. A comercialização diária beneficia os dois lados e tudo acontece de forma tranquila. As orientações técnicas também nos ajudam muito e nos mostram o rumo que devemos seguir”, afirmou. O filho, Tiago, afirma que ter o suporte da Alfa é uma parceria e uma troca de serviços.
“A ética e a segurança por parte da qualidade dos produtos é um dos principais diferenciais da Alfa em relação a outras instituições. Do mesmo modo, o atendimento dos colaboradores, em todas as áreas, seja no posto quando paramos para abastecer, na loja agropecuária, no mercado, é muito próximo. Servir aos outros não é algo tão comum e isso podemos vivenciar na Alfa”, enalteceu ao acrescentar que, com cada gerente que chega à filial, é criada uma amizade. “Já nos sentimos em casa. É um laço que não fica somente na parte comercial”.
Trabalho exclusivamente em família
Tiago disse ainda, que dividir a labuta com o pai é muito gratificante e que ele e os irmãos cultivam uma relação muito boa. “Trabalhamos o dia todo, conversando e ouvindo música”.
Sobre valores compartilhados, ele é categórico: “Nossos pais nos ensinaram sobre honestidade, fazer as coisas certas e o que plantamos iremos colher. Nesse Natal, a união da família, com a imagem do menino Jesus, é a base da simbologia que envolve a todos nesta data”.
Nosso presente de Natal há mais de sete anos
Scheila, esposa de Tiago, define o Natal como um momento grandioso. “É muito especial, tempo de esperança, renovação. Há mais de sete anos, nosso filho nasceu no dia 25/12 e isso torna o Natal um dia com mais motivos para comemorar”.
Segundo ela, algo que também é muito presente na família, é o diálogo, o que evita desavenças. “Eu e minha cunhada também auxiliamos na parte do trabalho, com as notas e não medimos esforços para que, com união, possamos prosperar juntos”.
“Ideal de associado”
Otacílio Camatti está há 44 anos na Alfa e diz que raramente encontrou uma família a exemplo do que pode ser visto na propriedade de seu Lázaro. “São realmente muito unidos, passam o dia se divertindo na atividade e mantém uma organização impecável. Os filhos seguem o mesmo caminho, o que destaca a questão da sucessão familiar e são um dos poucos que se mantém no cultivo da laranja.
Para a cooperativa, podemos dizer que eles refletem um ideal de associado, pela fidelidade à Alfa e valorização da cooperativa por tudo o que foi construído até hoje. Concedem sugestões e assim, evoluímos juntos”, ressaltou o gerente da loja agropecuária.
Geovani Dias de Siqueira, que está há sete anos na Alfa e atualmente é gerente do supermercado, destacou que, ter uma família associada, a exemplo de seu Lázaro e filhos, é motivo de alegria. “Sentimo-nos felizes e orgulhosos. É muito importante que a Alfa tenha donos assim como eles. Eles respiram cooperativismo, são muito atuantes, tanto na Alfa como na comunidade onde residem. Cabe a nós, manter nosso compromisso de trabalhar para os associados e fazer com que tudo flua de modo conjunto”.
Feliz Natal!
O pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil de Chapecó, Djosef Lambrecht, reforça que escrevemos mais um pedaço da história e se isso só foi possível, com a ajuda de Deus. “Natal é Cristo que vem ao meu e ao teu encontro. Deixemo-nos contagiar por essa vida que nasce, que é um rio de água viva que onde chega faz brotar a solidariedade, o amor e a justiça, fecunda a terra de frutos, flores e ervas que enfeitam as paisagens e enchem nossos olhos e coração de alegria, esperança, de paz e gratidão eterna. Que o presépio de Cristo seja o teu coração na sua família e na sociedade e que o Natal seja comemorado por nós em família e comunidade”, declarou.