21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

Famurs alerta sobre prazos de preenchimento dos Planos de Trabalho para recebimento de emendas e transferências especiais

A não submissão do documento pelos municípios também implica na suspensão de recursos em 2025

teste
arruda 09.JPG
Por Assessoria
Foto ASCOM

 Para garantir que todos os municípios gaúchos estejam habilitados para o recebimento de recursos provenientes das Emendas Individuais Impositivas e das Transferências Especiais, a Famurs alerta os gestores sobre os prazos e condições para o preenchimento dos Planos de Trabalho e Liberação de Recursos 2024.

A atenção se dá devido à Portaria Conjunta MF/MPO/MGI/SRI-PR N° 115, publicada na última terça-feira (10/12) no Diário Oficial da União, que alterou procedimentos e prazos para operacionalização dos recursos. 

 Conforme a Portaria, os Planos de Trabalho referente as Emendas de 2020 a 2024, devem ser preenchidos até 31 de dezembro de 2024. Caso o município não apresente o documento, não estará habilitado para o recebimento de recursos que poderão ser liberados desde o dia 3 de dezembro. 

 Ainda, a não submissão dos Planos de Trabalho, via Transferegov, até o prazo estipulado resultará em suspensão de novas Emendas Especiais para 2025. Os Planos também devem ser aprovados pelos respectivos Ministérios Setoriais até 1º de fevereiro de 2025. 

 A Famurs também alerta os novos gestores para alguns procedimentos que devem ser observados a partir do próximo ano. O primeiro deles se refere ao preenchimento prévio dos Planos de Trabalho. Outros pontos de atenção são em relação aos prazos e critérios técnicos estabelecidos para a aprovação do Plano pelo Ministério Setorial; a prestação de contas, que deve ser realizada de acordo com a finalidade definida para o recurso; a indicação do objeto para aplicação do recurso, que é feita pelo parlamentar responsável; e por fim, o prazo para informar ao Poder Legislativo, Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), que é de 30 dias. 

 Para êxito no preenchimento do documento, a Famurs ainda recomenda que os gestores municipais organizem suas equipes técnicas e processos internos para o garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos; que os municípios busquem orientações junto à equipe técnica da Famurs, da Associação Regional, dos consórcios ou demais entidades, se necessário; e que os gestores priorizem o diálogo com os Ministérios para assegurar a aprovação dos Planos de Trabalho dentro do prazo. 

 Conforme o presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, “é importante que os municípios sejam rigorosos no cumprimento de cada uma das etapas do preenchimento dos Planos de Trabalho, para garantirmos o acesso e a correta aplicação dos recursos. Assim, contribuímos para o desenvolvimento e crescimento dos municípios gaúchos”, reforçou. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;