A votação da atuação da planta de valores, aprovado por 10 a 6 na última sessão do ano, rendeu discussões no plenário entre os vereadores, cada um defendendo seu ponto de vista.
Além dos limites do Legislativo
Porém, a discussão saiu de dos limites do Legislativo e ganhou as ruas, as redes sociais, grupos de whats. Onde eu vou a única coisa que me perguntam é “você viu o amento do IPTU? ”
Governo reforça a justiça fiscal
É legal essa atualização da planta. Sim, é legal. O governo reforça que é uma atualização dos valores para fazer justiça fiscal, pois tem gente que tem área de R$ 300 mil e paga por R$ 50 mil.
Oposição fala em penalização do contribuinte
A oposição defende que é um aumento muito alto dos valores que irá incidir diretamente sobre o IPTU, e com isso penalizar o contribuinte e retirar recursos de circulação.
Atualização não é linear
Como a atualização não é linear, o valor majorado que virá para o contribuinte pagar em 2025, será distinto. Alguns maiores, outros menores, e alguns permanecerão como estão, com a reposição da inflação que incidirá sobre o IPTU. Na verdade, o valor final, só saberemos quando chegarem os carnês, até porque o percentual de reajuste no ano, ainda não foi definido, apenas a atualização da planta de valores.
Votação nominal
Favoráveis: Romildo Pereira Da Silva, Sandra Regina Picoli Ostrovski, Sergio Alves Bento, Paulo Jeremias Dos Santos, Carlos Lemos, Emerson Ricardo Schelski, Carlos Antônio Zanini, Nadir Antonio Barbosa, João Francisco Coimbra Parenti, Alessandro Dal Zotto.
Contrários: Renan Augusto Soccol, Saraiana Morandi Wudarski, Anaximandro Zambonatto Pezzin, Claudemir De Araújo, Anacleto Zanella, Juares Bernardi