Os moradores do Bairro Progresso, em Erechim, que acessam ou saem da comunidade pela baixada da BR 153, no Km 49.9, estão em constante perigo, correm o risco de serem atropelados ou se envolver num grave acidente, com outros veículos, na hora em que estão voltando para casa ou indo ao trabalho. Isso porque, o controlador, que obriga a diminuir a velocidade dos caminhões, carros e motos, foi retirado, no primeiro semestre de 2024, e, ainda, não foi reinstalado. Duas pessoas morreram e acidentes graves ocorreram, nas proximidades dos controladores, quando não havia nenhum equipamento em funcionamento, no ano passado.
Enquanto os repórteres do Jornal Bom Dia entrevistavam o comerciante e morador do bairro Progresso, Diego Fernando Mileski, às margens da rodovia, alguns veículos passavam em alta velocidade.
O comerciante ressalta que a situação no local está caótica e, no fim do dia, por volta das 18h, quando o pessoal sai das empresas ou a população está retornando para casa, fica ainda mais perigoso e intransitável, porque se formam filas de carros do bairro até a BR. “Ficou muito ruim sem os controladores, porque os carros não param, é só olhar o movimento. Para sair do bairro e entrar na BR é perigosíssimo, e as seis da tarde pouca gente consegue passar aqui, tem que ficar esperando no acostamento para entrar no bairro quase uma hora”, comenta Diego.
Dois equipamentos foram reinstalados, no fim do ano passado, um no Km 48 e outro no Km 47, o primeiro deles, aproximadamente, dois quilômetros da entrada do Bairro Progresso, e, mesmo assim, com os controladores de velocidade funcionando, nestes dois locais, ainda há um enorme risco ao pedestre de ser atropelado e de ser vítima fatal. Um carreiro na terra mostra onde, habitualmente, as pessoas costumam cruzar a rodovia, neste ponto das paralelas, que auxiliam muito o trânsito e separam o fluxo de veículos da rodovia federal e o movimento urbano, mas não existe nada que proteja o pedestre.
Para o morador do Bairro Estevam Carraro, Magayver Luis Miranda, que acabava de cruzar a rodovia, está muito difícil passar no local. “Eu acho que seria melhor fazer uma passarela, por cima. Se ficar mais um pouco vai ver que todo mundo passa por aqui, tem até o carreiro ali na grama. É perigoso e, ainda mais, para os idosos, que não podem correr. Lá de baixo até lá em cima, na BR, não tem um lugar para passar. Se tivesse uma passarela, meu Deus, ia ajudar bastante”, ressalta Magayver.
DNIT
O Jornal Bom Dia entrou em contato com o superintende regional do DNIT, engenheiro Adalberto Jurach, que explicou que os controladores de velocidade estão num contrato único pro Estado e a empresa está instalando os equipamentos. “A previsão de instalação é no primeiro trimestre de 2025 dos dois controladores que estão faltando, um no trevo de acesso ao Aeroporto e o outro na baixada da BR 153 no Km 49.9”, afirma Adalberto. Com relação à passarela, afirma Adalberto, o DNIT tem por estatística que em rodovias de pista simples as passarelas não têm efetividade.