21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Saúde

Erechim ainda não registrou casos de dengue em 2025

Rio Grande do Sul registra redução de 68,4% nos casos de dengue nas primeiras seis semanas do ano

teste
Erechim ainda não confirmou nenhum caso de dengue neste ano
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

De acordo com a Vigilância em Saúde da Prefeitura de Erechim, apesar de ter focos e casos sob investigação, o município ainda não confirmou nenhum caso neste ano de 2025.

Dengue em Erechim nos últimos 4 anos

Em 2021, Erechim enfrentou o maior número de casos, com 2.612 registros positivos e três óbitos. No ano seguinte, 2022, a cidade teve uma queda significativa, com 529 casos e um óbito. Em 2023, o número de casos continuou a cair, com 56 positivos e nenhum óbito. No entanto, em 2024, a cidade registrou um aumento expressivo, com 853 casos e quatro mortes.

Dengue no Rio Grande do Sul

Nas primeiras seis semanas de 2025, o número de casos prováveis de dengue no Brasil é aproximadamente 60% menor em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde. Em 2025, até o dia 13 de fevereiro, foram registrados 281.049 casos prováveis, contra 698.482 casos no mesmo período do ano passado. O estado do Rio Grande do Sul acompanha o cenário nacional e registra uma redução de 68,4% na comparação entre os dois períodos, passando de 6.812 casos em 2024 para 2.150 neste ano. O resultado é parte do Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses, lançado pelo Governo Federal em setembro de 2024. 

Plano de controle da dengue do Ministério da Saúde

O Governo Federal brasileiro, em 2025, lançou um plano de ação para combater doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, baseado em evidências científicas e novas tecnologias. A estratégia inclui colaboração com estados, municípios e entidades da sociedade civil para controlar o mosquito no país. O Ministério da Saúde criou, em janeiro de 2025, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses, com ações de monitoramento, vigilância e controle do mosquito.

A população também desempenha papel fundamental na prevenção, participando da campanha de conscientização "Tem 10 minutinhos?", incentivando a limpeza doméstica, já que 75% dos focos do mosquito estão em residências. Agentes de Saúde também contribuem com visitas para orientar a comunidade. O trabalho de conselhos de Secretários de Saúde também reforça o esforço nacional.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas