A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul informou que o estado não possui lotes de vacinas contra a dengue com vencimento iminente nos próximos 30 ou 60 dias. A informação foi divulgada após a autorização do Ministério da Saúde, na última sexta-feira (14/02), para que estados com doses prestes a vencer flexibilizassem as idades e os municípios contemplados pela vacinação. No entanto, a estratégia de imunização no Rio Grande do Sul continua inalterada.
Atualmente, a vacinação está disponível em 67 municípios para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que registra o maior número de hospitalizações dentro do grupo de pessoas recomendadas pela fabricante da vacina, que abrange idades de 5 a 60 anos. O estado recebeu cerca de 82 mil doses da vacina Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda Pharma, das quais 48 mil já foram aplicadas. Até o momento, apenas 10.180 pessoas completaram o esquema vacinal, que requer duas doses com intervalo de três meses.
Desde junho do ano passado, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para outros 61 municípios nas regiões do Vale dos Sinos, Vale do Rio Pardo e Alto Uruguai. Para esses locais, a primeira remessa de 19 mil doses tem validade até 31 de julho de 2025. Além disso, o Rio Grande do Sul possui aproximadamente 31 mil doses com validade entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, distribuídas entre os 67 municípios.
De acordo com Tani Ranieri, diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a estratégia de vacinação no estado é monitorada constantemente junto aos gestores municipais. Ela reforça a importância da procura pela vacina por parte da população elegível, especialmente para aqueles que já tomaram a primeira dose, garantindo que haverá doses disponíveis para a segunda aplicação.
Entre os municípios com vacinação contra a dengue no RS (para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos) estão: Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Charrua, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Nonoai, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos.