A II Jornada Médica Internacional começa com uma intensa tarde de discussões sobre os desafios e soluções para uma saúde pública mais eficiente. O evento será realizado no Salão de Atos da URI, das 14h às 17h30, e contará com a presença de renomados especialistas e gestores do sistema público de saúde. A programação de abertura tem como foco a identificação das principais dificuldades enfrentadas pelo setor, bem como as estratégias necessárias para promover avanços significativos.
O tema discutido será “Desafios para a saúde pública eficiente”, abordado por meio de uma série de palestras e painéis abordará temas cruciais para o setor da saúde pública, com uma análise detalhada dos obstáculos existentes e o debate sobre soluções que possam garantir melhorias no sistema.
Palestras e painéis confirmados
- Gestão de dados para eficiência na saúde pública
Palestrante: Dr. Eugênio Pedroso Lisboa, médico especializado em pediatria, epidemiologia e gestão de dados, atualmente consultor em dados e sistemas de informação no Ministério da Saúde.
- Projeto eficiência na saúde: parcerias para maior entrega de valor ao usuário
Palestrante: Alexandre Giraux Cavalcanti, Auditor Chefe da Unidade Especializada em Saúde da Secretaria de Controle Externo em Desenvolvimento Sustentável do TCU.
- Impacto das mudanças climáticas sobre as comunidades
Palestrante: Dr. José Miguel Chatnik, pneumologista e pesquisador-orientador para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com Pós-Doutorado no Toronto General Hospital (University of Toronto).
- Relevância e impactos do Hospital Santa Terezinha para a região do Alto Uruguai
Participação: Rafael Ayub, Diretor Executivo do Hospital Santa Terezinha; Vereador Fifo Parenti, Presidente da Câmara Municipal de Erechim; e Paulo Polis, Prefeito de Erechim.
- Hemograma point of care
Participação: Leandro Najfeld, Diretor Operacional da KTR Medical.
- Políticas de saúde pública no Alto Uruguai
Participação: Vannei Maffissoni, Presidente da Amau - Associação dos Municípios do Alto Uruguai e Prefeito de Marcelino Ramos; Dimas Aldino Dandolini, Coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Este evento é uma oportunidade para profissionais da saúde pública, gestores e especialistas se atualizarem sobre as melhores práticas e estratégias para enfrentar os desafios atuais e futuros do sistema de saúde.