Na quarta matéria da série de reportagens, nos bairros de Erechim, o Jornal Bom Dia conversou com a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Cristo Rei, Sirlei Putton, que falou sobre as demandas da população e avanços no bairro, que tem, segundo o IBGE, em torno de 3.241 habitantes.
“Temos uma demanda, que é do ano passado, a estruturação do campo de futebol para o lazer das crianças, que, por enquanto, só está na promessa. Precisamos consertar algumas ruas e bocas de lobo, também fizemos os pedidos, no ano passado, e, ainda não foram feitos”, observa ela.
A presidente ressalta que um dos pontos positivos do bairro Cristo Rei é a iluminação pública. “A iluminação com as lâmpadas LED ficou uma maravilha. Está ótima, maravilhosa”, afirma Sirlei.
“Com relação à UBS é bem difícil até de falar, mas eu acompanho e tem muitas reclamações por falta de médicos. A infraestrutura da UBS é maravilhosa, mas a falta de médico continua e é bem grande, porque a demanda do bairro é grande. Olha o quanto cresceu o bairro Progresso, Cristo Rei, arredores, e, ainda, entrou o Alto das Colinas e Aeroporto, lá em cima. Então, a população aumentou e a demanda é grande do bairro”, explica a representante.
Ele ressalta que a falta de médicos é uma das principais questões a serem resolvidas no bairro. “A gente sabe e entende, também, que os médicos não querem mais trabalhar pelo SUS. Mas eu não sei até que ponto a gente teria que debater este assunto e levar adiante para ver qual seria a solução deste problema da falta de médicos”, comenta Sirlei.
Conforme Sirlei, há outra questão, também relacionada à saúde que é a demora dos exames. “Posso dizer que estou há nove meses na fila de espera para um exame do coração e nada. Ainda bem que não é urgente. Eu paguei para fazer um, não faz muito tempo, eu posso esperar um pouco mais, mas a demora é de um ano, um ano e pouco, para uma ecografia do coração”, comenta.
“E, muitas vezes, a situação só piora, e a pessoa acaba internada por causa de um exame que não foi realizado. Então, a demora pelos exames é bem constante também. O ponto positivo é a infraestrutura da UBS, mas, demais, é complicado”, destaca a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Cristo Rei, Sirlei Putton.
Matéria nos bairros
A proposta das matérias nos bairros é mostrar a realidade local pelo olhar de quem vive o dia a dia, bons e ruins, problemas e soluções, retrocessos e avanços, e, para isso, nada melhor do que ouvir os moradores locais.
Nos últimos anos, a cidade se esparramou e, hoje, Erechim é formada por 58 bairros, que se estendem de Norte a Sul, Leste a Oeste, descentralizando o crescimento urbano, com moradias presentes nos quatro cantos do município.