21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Bairros

Bairro Cristo Rei: “falta médico e há demora nos exames”

“A infraestrutura da UBS é maravilhosa, mas a falta de médico continua e é bem grande, porque a demanda do bairro é grande“, afirma presidente da Associação dos Moradores do Bairro Cristo Rei, Sirlei Putton

teste
UBS Progresso
Campo sem estrutura
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Divulgação

 

Na quarta matéria da série de reportagens, nos bairros de Erechim, o Jornal Bom Dia conversou com a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Cristo Rei, Sirlei Putton, que falou sobre as demandas da população e avanços no bairro, que tem, segundo o IBGE, em torno de 3.241 habitantes.

“Temos uma demanda, que é do ano passado, a estruturação do campo de futebol para o lazer das crianças, que, por enquanto, só está na promessa. Precisamos consertar algumas ruas e bocas de lobo, também fizemos os pedidos, no ano passado, e, ainda não foram feitos”, observa ela.

A presidente ressalta que um dos pontos positivos do bairro Cristo Rei é a iluminação pública. “A iluminação com as lâmpadas LED ficou uma maravilha. Está ótima, maravilhosa”, afirma Sirlei.

“Com relação à UBS é bem difícil até de falar, mas eu acompanho e tem muitas reclamações por falta de médicos. A infraestrutura da UBS é maravilhosa, mas a falta de médico continua e é bem grande, porque a demanda do bairro é grande. Olha o quanto cresceu o bairro Progresso, Cristo Rei, arredores, e, ainda, entrou o Alto das Colinas e Aeroporto, lá em cima. Então, a população aumentou e a demanda é grande do bairro”, explica a representante.

Ele ressalta que a falta de médicos é uma das principais questões a serem resolvidas no bairro. “A gente sabe e entende, também, que os médicos não querem mais trabalhar pelo SUS. Mas eu não sei até que ponto a gente teria que debater este assunto e levar adiante para ver qual seria a solução deste problema da falta de médicos”, comenta Sirlei.

Conforme Sirlei, há outra questão, também relacionada à saúde que é a demora dos exames. “Posso dizer que estou há nove meses na fila de espera para um exame do coração e nada. Ainda bem que não é urgente. Eu paguei para fazer um, não faz muito tempo, eu posso esperar um pouco mais, mas a demora é de um ano, um ano e pouco, para uma ecografia do coração”, comenta.

“E, muitas vezes, a situação só piora, e a pessoa acaba internada por causa de um exame que não foi realizado. Então, a demora pelos exames é bem constante também. O ponto positivo é a infraestrutura da UBS, mas, demais, é complicado”, destaca a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Cristo Rei, Sirlei Putton.

Matéria nos bairros

A proposta das matérias nos bairros é mostrar a realidade local pelo olhar de quem vive o dia a dia, bons e ruins, problemas e soluções, retrocessos e avanços, e, para isso, nada melhor do que ouvir os moradores locais.

Nos últimos anos, a cidade se esparramou e, hoje, Erechim é formada por 58 bairros, que se estendem de Norte a Sul, Leste a Oeste, descentralizando o crescimento urbano, com moradias presentes nos quatro cantos do município.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas