O Ministério da Saúde entregou, na semana passada, 113 novas ambulâncias para o Rio Grande do Sul. Esse número é resultado de um esforço do Governo Federal para renovar e ampliar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no território gaúcho. O Rio Grande do Sul foi o terceiro estado que mais recebeu ambulâncias, ficando atrás apenas de São Paulo e Paraná. As novas viaturas beneficiarão 101 cidades gaúchas, entre elas, Erechim e municípios da região do Alto Uruguai.
Do total de ambulâncias, 98 serão utilizadas para renovação da frota do Samu, enquanto 15 unidades visam ampliar a cobertura do serviço, especialmente em cidades que não contavam com ambulâncias. Dessa forma, a população será contemplada com Unidades de Suporte Básico (USBs), que têm um papel essencial na qualificação do atendimento e na redução de sequelas graves e mortes.
A entrega das ambulâncias vai permitir que o Samu no Rio Grande do Sul, que atualmente possui 165 bases e atende 295 municípios, continue cobrindo 91% da população do estado.
Em Erechim, a população se beneficiará da renovação da frota, ao lado de outras cidades do Alto Uruguai, como Erval Grande, Campinas do Sul, Marcelino Ramos, Nonoai e Ronda Alta.
A retirada das ambulâncias está a cargo dos municípios, que devem realizar o transporte dos veículos de São Paulo até o Rio Grande do Sul, onde entrarão em operação nas próximas semanas. Com essas novas viaturas, o estado se prepara para uma melhoria significativa no atendimento de urgência e emergência, tornando o Samu ainda mais eficiente e acessível a todos os gaúchos.