21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Economia

Vaccaro se posiciona como referência no Norte do Estado

Inauguração de nova indústria de esmagamento de soja coloca Erechim no cenário nacional do setor Agro

teste
VACCARO.jpeg
VACCARO 01.jpeg
VACCARO 05.jpeg
VACCARO 06.jpeg
VACCARO03.jpeg
Por Carlos Silveira
Foto ASCOM

         O município de Erechim, como a região Norte do Rio Grande do Sul vivenciou, na noite de quinta-feira, 20, uma grande realização do Grupo Vaccaro, momento em que inaugurou, em grande estilo, e com a presença do vice-governador do Estado, Gabriel Souza, a sua mais nova indústria de esmagamento de soja, colocando, desta forma, o município de Erechim no cenário nacional no setor Agro.

         O empreendimento demandou de um investimento na casa dos R$ 110 milhões e contou, nos atos de inauguração, com a presença das mais diversas autoridades do Estado, de Erechim e região do Alto Uruguai. Entre as presenças marcantes da noite, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o secretário de Desenvolvimento do Estado, Ernani Polo, o Deputado Paparico Bachi. secretários municipais, vereadores, prefeitos da região, Jerônimo Goergen, presidente das Empresas Cerealistas do Brasil, Darlan Dalla Roza, presidente da ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim), além de outras representações.

 Para prestigiar o ato, cerca de 1.300 pessoas, incluindo produtores e parceiros do setor agrícola participaram da inauguração que refletiu a grandiosidade dos investimentos realizados pelo Grupo Vaccaro. Com 30 filiais espalhadas por vários municípios do Rio Grande do Sul, a empresa que começou suas atividades em São Valentim se consolidou como uma das principais referências em Erechim.

 A inauguração representa um avanço significativo para o Grupo Vaccaro e deve impulsionar a economia local e fortalecer o setor agrícola da região. Com novos investimentos planejados para o futuro, a empresa continua a trilhar um caminho de crescimento e inovação.

 Com 100% das obras concluídas, o local está pronto para já processar a safra de soja 2024/2025. Esse é um dos maiores investimentos do grupo, reforçando sua posição como um dos principais players do setor agroindustrial nacional.

Carlos Vaccaro

O diretor do Grupo Vaccaro, Carlos Vaccaro, falou do papel do Estado para a expansão da companhia. “Este é um momento muito importante para nossa empresa. A conclusão desta segunda fábrica de processamento de soja marca a evolução e o crescimento da Vaccaro. Para isso, além de muito trabalho, o apoio do Estado foi fundamental para que nossas obras tivessem andamento. Por meio do Fundopem, tivemos o suporte necessário para chegarmos até aqui. Essa parceria com o governo mostra a importância que o trabalho conjunto entre o setor privado e o setor público tem para a realização de resultados que contribuem para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, disse.

Claudio Vaccaro

 Em sua manifestação, Claudio Vaccaro, sócio da empresa, destacou o momento como extremamente emocionante desde os seus primeiros passos no município de São Valentim. “Uma emoção desde a origem, ou seja, uma data para realizar um sonho e entregar a comunidade o que ela necessita para a região do Alto Uruguai. Iniciamos a empresa em 2004 e hoje somos um dos maiores centros de armazenamento de grãos do Estado e que compete com os grandes centros do Brasil. Trabalho, dedicação e fé em Deus é o lema que aprendemos de nosso pai”.

Cristian Meneghel Vaccaro

Cristian Meneghel Vaccaro, diretor industrial, destacou, na oportunidade que: “Nosso estado e nossa região têm um potencial imenso. Produzimos riquezas que vão muito além dos grãos – produzimos alimentos, energia, progresso. E quando industrializamos, quando agregamos valor à nossa produção, estamos fortalecendo nossa economia, tornando nossa região mais competitiva e garantindo que a riqueza gerada aqui permaneça aqui.

  Falar da Vaccaro Indústria é falar de uma história de superação e conquistas. Eu sou filho de um dos sócios e tenho a honra – e o desafio – de dar continuidade a esse legado. Aprendi desde cedo que empreender não é apenas construir fábricas ou gerar negócios, mas sim planejar o futuro, gerar impacto e transformar realidades. Hoje, estamos vivendo um importante momento da nossa empresa, mas sabemos que o melhor sempre está por vir, porque continuamos com a mesma garra e determinação que nos trouxeram até aqui”

Vice-governador

Para o vice-governador do Estado, Gabriel Souza a inauguração da Vaccaro é de suma importância para o Rio Grande do Sul e um grande presente para o município de Erechim. “Um investimento muito importante para o município e região Norte do Estado, pois já possui filiais em vários municípios gaúchos. Estamos representando o nosso governador Eduardo Leite neste grande empreendimento que marca uma nova fase para a empresa e para o setor Agro do estado”.

Nova planta

 A nova planta industrial tem a capacidade para processar um grande volume de soja, abrangendo as etapas de recebimento, secagem, armazenagem e transformação dos grãos em farelo de soja convencional, casca de soja e óleo de soja degomado de alta qualidade.

Com tecnologias de ponta e processamento a base de hexano, o projeto contempla alto nível de automação e controle, incorporando degomagem enzimática para o óleo, sistemas de efluente zero e uma linha de descasque diferenciada para a produção de farelo de alta proteína, garantindo eficiência, excelência na produção e extrema qualidade dos produtos.

Estes produtos atenderão à crescente demanda tanto no mercado nacional quanto internacional, sendo destinados principalmente para a nutrição de aves, suínos e bovinos — atendendo desde pequenos produtores à grandes indústrias de rações — além dos setores de biodiesel, alimentos, cosméticos e farmacêuticos, ampliando significativamente a abrangência de mercado da Vaccaro Indústria.

Como parte das ampliações no Complexo Industrial da Vaccaro Indústria para atender às demandas da nova planta de esmagamento de soja, estão sendo instalados três dos maiores silos metálicos verticais da América Latina, cada um com capacidade superior a 310 mil sacas de grãos. Essa expansão elevará a capacidade total de armazenagem do complexo para cerca de 2,5 milhões de sacas, ou 150 mil toneladas, consolidando-o como uma das maiores unidades de armazenamento de grãos do estado.

Além dos silos, está sendo construída uma nova linha de recebimento de grãos totalmente automatizada, que trará mais agilidade na descarga e eficiência no fluxo operacional. Essa estrutura inclui um tombador para bitrem de 9 eixos, além de um sistema de pré-limpeza e secagem de alta capacidade. Através destes grandes investimentos, a Vaccaro Indústria destaca seu compromisso com a eficiência, inovação e a crescente demanda do mercado, prezando pelo excelente atendimento aos seus clientes.

A maior parte da matéria-prima será adquirida diretamente dos produtores parceiros da Vaccaro, que fornecem grãos por meio das 22 unidades de recebimento do grupo, estrategicamente distribuídas e prontas para receber esta nova safra. Essas unidades estão totalmente preparadas para garantir um fluxo ágil e eficiente de grãos, atendendo às demandas crescentes da nova planta industrial. O restante da matéria-prima será adquirida de cerealistas e cooperativas, preferencialmente do Rio Grande do Sul, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento regional.

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas