O preço do cacau atingiu níveis recordes, impactando produtores, fabricantes e consumidores de chocolate. Com a Páscoa se aproximando, confeiteiros e empreendedores do setor buscam alternativas para manter a qualidade sem comprometer os preços e afastar os clientes.
Equilibrar custos e manter a qualidade
A confeiteira Silvia Elisa Schafer Câmara, destaca que o aumento no preço dos insumos impactou diretamente a produção. “A matéria-prima subiu muito do ano passado para cá, e cabe a nós encontrar formas de oferecer um produto mais acessível”, explica. Para equilibrar os custos sem comprometer a qualidade, ela ajustou os valores dos produtos buscando um meio-termo, garantindo um preço justo tanto para os clientes e para a sua produção.
Apesar do cenário desafiador, Silvia relata que a demanda continua alta. “Mesmo com a elevação dos preços, não imaginei ter tantos pedidos neste momento. A procura segue grande, e os fechamentos de pedidos também”, afirma.
Diversidade de produtos
A empreendedora Jéssica Zamboni confirma que os custos de produção aumentaram consideravelmente neste ano, especialmente nos ingredientes mais utilizados, como chocolate e leite condensado. “Tivemos um aumento bem significativo nesses dois produtos, que são essenciais para a nossa produção”, destaca.
A confeiteira também percebeu mudanças no comportamento dos consumidores, que passaram a priorizar chocolates com preços mais acessíveis. “A procura continua alta, mas há uma preferência maior por produtos alternativos, com valores mais baixos".
Diante desse cenário, Jéssica precisou reajustar os preços, mas adotou uma estratégia para atender diferentes perfis de clientes. “Aumentamos o valor final, mas diversificamos a linha de produtos, oferecendo opções que vão do menor ao maior preço”, conclui.
Alta procura de produtos artesanais
Para a confeiteira, especialista em doces finos e bem-casados, Silvana Patrícia Krupinski explica que o aumento no preço do chocolate neste ano vai impactar a produção. Apesar da alta nos preços, a confeiteira percebe que a demanda continua forte. “A Páscoa é uma data muito boa para a venda de chocolates, pois as pessoas procuram o produto, independentemente do valor, desde que tenha qualidade. E, no caso dos nossos produtos artesanais, a procura continua grande”, afirma. Silvana também acredita que haverá um aumento nas vendas devido àqueles consumidores que deixam para comprar na última hora.
Em relação ao aumento de custos, ela explica que foi necessário ajustar o preço final de seus produtos. “Sim, tivemos que ajustar, pois nossos produtos são feitos com os melhores produtos do mercado e de excelente qualidade, como Nutella, Ferrero Rocher, Kinder Bueno, chocolate Sicao, Rafaello, entre outros”, finaliza.