O município de Erechim é formado, atualmente, por 58 bairros que se expandiram nos últimos anos, horizontalmente, para todas as direções da cidade, gerando descentralização do crescimento urbano e do desenvolvimento econômico, com a construção de moradias e abertura de novas empresas. Ao mesmo tempo, este processo requer maior presença da administração pública e investimentos em infraestrutura, iluminação pública, abastecimento de água, luz, coleta de esgoto, calçamento, transporte público, segurança e áreas de lazer, para proporcionar as condições mínimas à população viver bem nos bairros. Na 8ª matéria da série de reportagens, o Jornal Bom Dia conversou com o representante da Associação de Moradores do Bairro Cotrel. O objetivo é ouvir dos moradores o que eles mais precisam e dar voz as suas reivindicações e percepções sobre o bairro.
Morador
Para o mecânico, que reside há 17 anos no bairro Cotrel, o local é bem tranquilo para trabalhar e morar. Ele tem uma oficina mecânica de motos, na parte térrea da casa da família “E tenho bons clientes. A saúde, a princípio, está bem, às vezes é meio lenta, mas funciona. Na questão de segurança não temos incômodo, nem bandidagem. O transporte coletivo é bom. Comércio local tem movimento, então, de modo geral é bom”, destaca ele.
Representante da comunidade
“Eles melhoraram bem o asfalto, devagarzinho estão ajeitando as coisas, o bairro está quase 100%. Ajeitaram um bueiro da rua debaixo e fizeram canalização nova que ficou bom”, afirma o presidente da Associação de Moradores do Bairro Cotrel, Vilmar Antônio Novara, que mora há 22 anos na comunidade.
Conforme Vilmar, o transporte público está bom no bairro. “Recentemente, colocaram uma parada nova de ônibus, que o pessoal estava pedindo, só tinha placa, perto do mercado, e outra perto da pracinha”, observa.
Vilmar explica que os moradores do bairro Cotrel acessam os serviços de saúde por meio da UBS do bairro Paiol Grande. “Fiz exames e fui bem atendido. A saúde está boa e fazem tudo que é consulta e exames. O serviço de saúde pelo bairro está bom”, enfatiza ele.
Com relação à segurança pública, Vilmar observa que o bairro Cotrel é um bom lugar e está tranquilo. “A única coisa é preciso instalar um quebra-molas, na rua Américo Godói Ilha na altura do cruzamento com a rua Flavio Milani, para segurar a velocidade dos carros e motos”, comenta.
Ele ressalta que, nos últimos anos, o bairro vem melhorando e quando a população faz solicitação pra prefeitura é atendida. “Dois, três dias depois a prefeitura dá retorno. A água da Corsan volta e meia dá problema. A iluminação foi trocada e ficou boa. Por enquanto, o bairro está tranquilo sem problemas. Não dá para se queixar do bairro e nem do prefeito”, disse o representante do bairro.
Matéria nos bairros
A proposta destas matérias é mostrar a realidade local pelo olhar de quem vive o dia a dia nos bairros do município, os dias bons e ruins, problemas e soluções, retrocessos e avanços, e, para isso, nada melhor do que ouvir os moradores da comunidade.