Os dias 9, 10 e 11 de junho de 2025 ficaram marcados na história da comunicação cooperativista brasileira. Cerca de 800 profissionais de todo o país, entre comunicadores, especialistas e influenciadores ligados ao cooperativismo, se reuniram em Brasília (DF), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, para a Semana de Competitividade 2025, promovida pelo Sistema OCB.
O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou a importância estratégica da comunicação para o fortalecimento da marca COOP: “Vocês são os gestores de reputação da marca COOP. Amplifiquem os nossos valores para o mundo, especialmente neste Ano Internacional das Cooperativas”, convocou durante a abertura do evento.
Apesar do nome “competitividade” remeter a um conceito que parece destoar da cooperação, Márcio esclareceu que o termo, no contexto cooperativista, representa a capacidade das cooperativas de competir de forma eficaz no mercado, sem abrir mão dos seus princípios e valores. “Não somos entidades apenas solidárias. Somos empreendimentos que geram riqueza, criam empregos e promovem uma economia mais justa”, pontuou.
A programação da Semana de Competitividade contou com painéis, palestras, laboratórios e atividades voltadas à comunicação estratégica e ao marketing no cooperativismo. Um dos destaques foi o lançamento do livro “Comunicação e Marketing no Cooperativismo”, que reúne ferramentas, cases e ideias voltadas à autenticidade e intenção na comunicação cooperativa.
“Que este livro inspire cada vez mais profissionais, dirigentes e comunicadores a dar voz ao propósito do cooperativismo: sua capacidade de transformar vidas”, disse Márcio Lopes de Freitas.
Delegação de comunicadores de cooperativas catarinenses
Santa Catarina esteve presente com uma expressiva delegação de 53 comunicadores, entre eles representantes da Cooperalfa, como a assessora de imprensa Sidivânia Peroza e a gerente de marketing Tamyres Pompermayer.
A participação das profissionais foi avaliada como enriquecedora: “Foi uma experiência ímpar de atualização sobre tendências de mídia, inteligência artificial e, especialmente, sobre o protagonismo da comunicação nas cooperativas. Ficou nítido o reconhecimento do papel estratégico dos profissionais da área: mais que informar e projetar a marca, somos gestores de reputação”, destacaram.