18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Rural

Erechim em clima da Festa Di Bacco 2017

O sol predominou na abertura oficial da colheita da uva e início da programação festiva

teste
Erechim em clima da Festa Di Bacco 2017
Por Rosa Liberman - rosa@jornalbomdia.com.br
Foto Leandro Zanotto

Até o tempo colaborou nesta quarta-feira (11) para a celebrar a abertura da 16ª Festa Di Bacco de Erechim. O sol predominou durante toda a tarde e aqueceu ainda mais a cerimônia que ocorreu na propriedade do agricultor Avelino Bianchi, localizada na Linha América, onde produtores, organizadores, autoridades, rainha, princesas e convidados especiais prestigiaram o início da colheita da safra que promete ser de uva farta e saborosa.

Na abertura da programação grupos italianos dançaram e cantaram a tradição do povo que chegou ao Rio Grande do Sul há 140 anos. Avelino Bianchi é da terceira geração de uma família italiana que vive da produção de uva. O produtor cultiva cinco hectares com as uvas Isabel preta, rosa e branca, destinando 80% da produção para venda in natura nos mercados de Erechim e Santa Catarina. O restante da fruta é destinado para produção de vinho e suco.

O presidente da festa, Adilson Szady, diz que a edição 2017 visa fortalecer a tradição italiana e fomentar a produção e comercialização da fruta e seus derivados em Erechim e região do Alto Uruguai.

O secretário de Agricultura, Leandro Basso, representou o prefeito Luiz Francisco Schmidt e ressaltou a importância das mulheres na história da colonização italiana e de outras etnias. Logo após, os presentes participaram da degustação de produtos coloniais.

Uva é uma das principais frutas cultivadas em Erechim

Erechim destina 150 hectares ao cultivo da uva, sendo um dos principais municípios do Alto Uruguai a cultivar a fruta. As variedades mais plantadas são Niágara, Isabel e Bordô e para mesa a Itália. Conforme o agrônomo da Emater Municipal, Cláudio Kochhnn, a expectativa de produtividade é de 20 toneladas por hectare, quatro vezes mais do que na safra passada quando a produtividade foi de cinco toneladas por hectare, prejudicada por causa das geadas.

O agrônomo salienta que o período é de preocupação em função do clima, ou seja, o excesso de chuva do mês de janeiro que já tem provocado a abertura de gomos, mas ainda não indica perdas na safra. Mas o alento é que o indicativo é de que a previsão aponta tempo seco para os próximos dias. Todavia, a baixa insolação poderá influenciar num menor teor de doçura da fruta.

Cláudio Kochhnn comenta ainda que a área cultivada com uva em Erechim tem se mantido a mesma nas últimas safras, sem perspectiva de aumento, tendo em vista a mão de obra que a atividade exige. E enfatiza que a Festa di Bacco é uma oportunidade de alavancar a comercialização da fruta, que na venda direta ao consumidor sempre agrega valor.

Comercialização acontece no Seminário

A comercialização da uva acontece de 15 de janeiro a 19 de fevereiro no Seminário, a partir das 14h. Nos dois primeiros domingos a comercialização será regionalizada. Serão 25 bancas oferecendo aos consumidores uva e produtos derivados e demais produtos coloniais. Também haverá apresentações culturais como danças, canto e teatro de várias etnias. No dia 22 haverá concurso de vinho e suco em metro e jogo da mora.

Nos demais domingos serão cerca de 18 produtores oferecendo produtos de Erechim. No dia 5 de fevereiro haverá Missa de São Brás e no dia 19 de fevereiro Missa da Uva.

Passeios rurais

Os passeios turísticos pelo Vale dos Parreirais ocorrem a partir do dia 19 de janeiro, com saída às 14h e retorno às 18h, sendo que o valor por pessoa é de R$55,00. De acordo com o diretor do Departamento de Turismo, Gleisson Assis, estão inclusos o transporte, degustação de uvas e café colonial. No dia 20 de janeiro mais um passeio deve ocorrer, programado para saída às 18h30 com retorno agendado para às 22h30. Informações e agendamento de lugares podem ser realizados no Departamento de Turismo através do telefone (54) 3522-3822.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas