18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Região

Barão de Cotegipe promove curso de alfabetização para professores

O objetivo foi capacitar professores das redes municipal e estadual de ensino

teste
Barão
Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação

No dia 24 de agosto de 2017 nas dependências da Escola Municipal Ângelo Rosa aconteceu o curso de alfabetização promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O objetivo foi capacitar professores das redes municipal e estadual de ensino.

O Método Fonovisuoarticulatório, também chamado de Método das Boquinhas, utiliza-se além das estratégias fônicas (fonema/som) e visuais(grafema/letra), as articulatórias (articulema/boquinhas). Seu desenvolvimento foi alicerçado na fonoaudiologia, em parceria com a pedagogia, que o sustenta,sendo indicado para alfabetizar quaisquer crianças e mediar/reabilitar os distúrbios da leitura e escrita.

O curso foi ministrado pela multiplicadora do método, a psicopedagoga Fernanda Kartabil. Com o intuito de minimizar as dificuldades de aprendizagem nessa fase da alfabetização e proporcionando um novo olhar do educador nesse processo.

A professora estadual Marinês Vedana, considerou que, “ participar de cursos com metodologias diferentes sempre me motivou. Esse método de aprendizagem contribuirá na alfabetização e letramento de nossas crianças. Obteremos significados relevantes se colocarmos em prática. Valeu pela oportunidade“, destacou.

"Boquinhas favorece a consciência fonoarticulatória e com esse conhecimento atinge-se seguramente, e de maneira rápida e eficaz, a conversão fonema/grafema, viabilizando a compreensão e utilização do Sistema de Escrita Alfabética da Língua Portuguesa. Pode-se dizer que este método é uma reinvenção da alfabetização que sendo o passo inicial, a compreensão do processo, permite uma adequada continuidade, construindo gradativamente o letramento", informou a assessoria de comunicação da prefeitura.

 “Professor alfabetizador sempre questiona sobre aual o melhor método para a alfabetização. Qual deles seria mais indicado para alfabetizar e criar alunos capazes de construir seu próprio conhecimento, sendo participantes e críticos na sociedade? Foi participando do curso com a multiplicadora que aperfeiçoamos uma nova maneira de alfabetizar através do método das Boquinhas, onde a criança é levada a ler, a escrever e a pensar, aprendendo com maior prazer, segurança e eficiência o uso significativo da leitura/escrita. Além disso, adquirem maior velocidade e consciência na aquisição da leitura e escrita num tempo inferior ao que levariam se comparado ao método tradicional.O curso desafiou a todos nós educadores para uma nova metodologia de alfabetização mais dinâmica e agradável, tanto para o educador quanto para o aluno”, disse a professora Cleomara Vânia Binotto

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas