A cidade de Gaurama, conhecida popularmente como a Princesa do Alto Uruguai com cerca de seis mil habitantes, tem à frente da gestão pública municipal, desde 1 de janeiro de 2017, um jovem prefeito de 47 anos com espírito empreendedor. Leandro Márcio Puton (PDT), eleito em 2 de outubro de 2016 com 55,42% dos votos válidos, declara em entrevista à redação do Bom Dia que o segredo para uma boa administração pública está em realizar a gestão no município como se realiza uma gestão na iniciativa privada.
“Temos que administrar o município como se fosse uma empresa. Cuidando da qualidade dos serviços prestados, do atendimento das necessidades da população e, principalmente, com as finanças em dia. Apesar de recursos disponibilizados pelos governos Estadual e Federal e emendas parlamentares, na minha concepção o município tem que andar com as próprias pernas”, afirma.
Resultado das urnas
Leandro, que esteve como vice-prefeito de Gaurama nos últimos oito anos, atribui o resultado das urnas ao compromisso com o trabalho realizado. “Sempre procuramos ter como marca o comprometimento, o desenvolvimento de políticas públicas e a transparência na gestão, em especial com as contas públicas. Além disso, o nosso espírito de trabalho preza pela inclusão social, coletividade e diálogo constante com a comunidade”, pontua.
Plataformas de campanha
Questionado sobre suas plataformas de campanha durante o período eleitoral, Leandro explica que, como Gaurama tem 54% do fator produtivo na área da agricultura, mesmo com 75% da população residindo na zona urbana, a agricultura familiar foi seu carro chefe. “Além disso focamos nossas propostas na inclusão social, desenvolvimento urbano, saúde preventiva, crescimento econômico com incentivo às indústrias, fortalecimento do comércio local e educação pública de qualidade”, reforça o prefeito.
Início de mandato
Para os primeiros meses de mandato, o prefeito de Gaurama declara que a formação de uma equipe técnica e competente vem em primeiro lugar. “Temos excelentes funcionários que atuam na prefeitura e nossa equipe de governo, com apenas três secretários, é absolutamente técnica para uma gestão com foco em resultados. Ainda, nesse primeiro momento é imprescindível saber realizar uma leitura econômica do cenário como um todo, para realização de investimentos com responsabilidade para que o caixa da prefeitura se mantenha sadio, com a garantia do pagamento do funcionalismo em dia”, afirma.
Leandro também aponta como principal meta de gestão a inclusão social. “O que buscamos é a igualdade social. Mesmo que pareça utópico, esse é caminho. Temos que trabalhar a coletividade, a união e a inclusão de todos no desenvolvimento de uma cidade com equilíbrio entre todas as áreas estratégicas como saúde, educação, obras, agricultura e desenvolvimento”, pontua.
Relação com o Legislativo
Perguntado sobre o relacionamento do Executivo com a Câmara de Vereadores de Gaurama, o prefeito foi enfático ao afirmar que, independente de partidos, os dois poderes devem trabalhar pela comunidade. “Temos sim a maioria na Câmara, mas já deixei claro que, seja de situação ou de oposição, a prioridade é mantermos um diálogo favorável ao desenvolvimento e crescimento da nossa cidade”, frisa.
Responsabilidade administrativa
Para finalizar a entrevista, o prefeito reforçou que irá buscar o desenvolvimento de Gaurama de forma responsável. “Vamos trabalhar no desenvolvimento de prioridades para aplicação de políticas públicas que façam com que a sociedade possa se desenvolver. Temos as contas equilibradas e vamos continuar a manter o caixa dessa forma. Reforço que o nosso governo ficará marcado pela inclusão social e pelo desafio de buscar a igualdade, através do desenvolvimento coletivo, dentro de uma política com responsabilidade administrativa. Gaurama é um município próspero, um município acolhedor e um ótimo lugar para se morar. A nossa Princesa do Alto Uruguai está de ‘portas abertas’ para todos”, conclui Leandro.