Evento deste ano deverá reunir diversas atrações e atividades em torno da literatura
A edição deste ano da feira do livro já está com os preparativos em andamento. O evento – um dos maiores culturais do município – acontecerá de 4 a 11 de junho. O local será o prédio na esquina da Avenida Sete de Setembro com a Rua Espírito Santo (antigo prédio da EMA), que terá seu espaço todo utilizado para a realização das atividades.
Quem adianta as informações é o diretor de Cultura da Secretaria de Educação, Harrison Testa. Segundo ele, a proposta é realizar uma feira diversificada, com diversas atrações e atividades, porém, sem tirar o foco do principal protagonista do evento. “Além da comercialização de livros e variedade de livreiros, estamos organizando atividades que vão desde as tradicionais contações de histórias, noite de autógrafos e palestras, até saraus, exposições de arte e apresentações artísticas. O objetivo é fazer um grande evento, todo voltado à literatura e aos livros”, revela.
Embora não adiante nomes que possam fazer parte do evento, Testa pontua que os preparativos apontam para um evento diferente do que já foi visto até aqui. “A ideia é movimentar a feira e torná-la mais atrativa ao público, para que todos possam circular pelo espaço do evento, conhecer, aproveitar e ao mesmo tempo valorizar a cultura do livro, que infelizmente vem perdendo espaço. Uma das ideias que estamos trabalhando é a possibilidade do uso de livros como ingressos, isso seria uma maneira de fazê-los circular, já que depois do evento, eles seriam destinados às escolas”, pontua.
O diretor comenta ainda que além de mobilizar a participação das escolas, serão realizadas ações de divulgação do evento. “O que a gente espera é que as pessoas saiam de casa, tirem um tempo especificamente para circular pela feira do livro para aproveitar alguma das inúmeras programações que estarão sendo realizadas. Estamos projetando apresentações artísticas todas as noites, e organizamos as atividades de modo que uma não interfira na outra, com a adequação dos espaços, inclusive, já que será em um pavilhão integrado”, elenca.
Testa finaliza dizendo que a proposta é fazer do evento um preparativo para a edição da feira do livro do centenário do município, em 2018. “Ela nos servirá de base para a organização de um evento ainda maior e mais especial para a comemoração dos 100 anos de Erechim. Queremos a partir desta edição mudar a visão que se tem da feira do livro e fazer com que as pessoas se sintam instigadas a participar efetivamente”, completa.