12°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Cultura

40 anos depois, a Força continua com Star Wars

4 de maio é o dia em que os fãs celebram a saga criada por George Lucas, e em Erechim a data será lembrada

teste
star wars.JPG
star wars 2.JPG
Por Giulianno Olivar - jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Giulianno Olivar

Há 40 anos, nesta mesma galáxia, o cinema deixava de ser o que era. No dia 25 de maio de 1977, George Lucas apresentava ao mundo "Star Wars", uma divertida e (aparentemente) despretensiosa aventura espacial que rapidamente se tornaria um fenômeno como jamais havia acontecido na história da sétima arte. Bilheterias foram às alturas, personagens se tornaram icônicos e, quatro décadas e mais sete filmes depois, a saga da família Skywalker continua encantando admiradores com mais força do que nunca - e em dezembro toda essa magia retornará aos cinemas com a estreia de Os Últimos Jedi, novo filme da franquia.

Embora não coincida com a data de estreia do primeiro longa, o dia 4 de maio foi escolhido pelos fãs como "Star Wars Day" em referência a um trocadilho com a mais conhecida frase da saga, "que a Força esteja com você". Em inglês, "may the Force be with you" soa igual a "may the fourth be with you" ("quatro de maio esteja com você"). Ao longo dos anos, a data se popularizou e passou a ser celebrada com diversos eventos ao redor do mundo (ou da galáxia). E em Erechim esse dia especial não passará despercebido: a partir das 19h, a Base 42 realizará uma série de atividades alusivas à data, exibindo, inclusive, a primeira trilogia de Star Wars, composta por Uma Nova Esperança (1977), O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983).

Turismóloga e proprietária da Base 42, Midiely Pereira deixa evidente a paixão por Star Wars na decoração do local, repleto de elementos referentes à série. "Meu pai assistia muito, comecei com Star Trek e depois descobri Star Wars. Era criança e me encantei pelos sabres de luz, brincava disso com meu pai", recorda Midiely. Fã da série há exatos 20 anos, o empresário José Ozorio Costa também não esconde o fascínio que sentiu ao descobrir esse universo em 1997, quando os primeiros filmes foram relançados remasterizados nos cinemas. "Sempre gostei muito de ficção científica, só não tinha uma favorita. Quando assisti os três filmes no cinema eu me encantei por Star Wars. A partir daí fui atrás das versões antigas, do universo expandido", conta.

Muito além dos efeitos

À primeira vista, Star Wars parece mais uma ficção recheada de efeitos especiais em que mocinhos enfrentam vilões em naves espetaculares. Bem, não deixa de ser, mas é muito mais do que apenas isso. "Star Wars conta a história mais universal de todas, do bem lutando contra o mal, da democracia lutando contra a tirania. Isso toca muito as pessoas", afirma José. De fato, ao longo dos oito longas que compõem a série, fica clara uma subtrama política forte e que tece críticas a governos fascistas e totalitaristas, características marcantes do Império, regime que planeja a destruição da República nos filmes. Além disso, há toda uma discussão de caráter filosófico e espiritual acerca da Força, uma energia onipresente capaz de ser compreendida e dominada pelos Jedi. "Star Wars consegue agradar tanto a pessoa que quer uma discussão mais aprofundada quanto quem quer só ver tiroteio e sabre de luz. Ela agrada aos dois públicos, Star Wars é as duas coisas. Se for só Força e discussão política, vai ficar chato, e se for só tiroteio, também", acredita o empresário.

Protagonismo aos excluídos

Até hoje, as mulheres não tem - nem de longe - o mesmo destaque que os homens em filmes de ação. Quando o tem, muitas vezes são exageradamente sexualizadas ou relegadas a papeis secundários. Embora esse cenário tenha começado a mudar nos últimos anos, Star Wars já sinalizava, na longínqua década de 70, que personagens femininas poderiam ter um protagonismo maior em filmes do gênero. E assim nascia a Princesa Leia Organa, uma mulher destemida que pouco ligava para seu título de nobreza. "Ela é uma princesa que luta, não é uma princesinha que precisa do príncipe para ser resgatada", define Midiely.

Posteriormente à Princesa Leia, Star Wars apresentou, em sua segunda trilogia - formada por A Ameaça Fantasma (1999), Ataque dos Clones (2002) e A Vingança dos Sith (2005) - outra protagonista feminina de grande destaque, Padmé Amidala. Em O Despertar da Força (2015), no entanto, as mulheres deixaram de ser personagens de destaque para ganhar o protagonismo de vez na saga espacial, na figura da jovem Rey, figura central da trama. "Star Wars sempre teve personagens a frente de seu tempo e muito fortes. Conseguiu se manter relevante por que sempre foi muito inclusivo, é uma série que consegue inovar e faz com que o restante da indústria do entretenimento siga isso", avalia José.

Além de Rey, com O Despertar da Força Star Wars ganhou um importante personagem negro (Finn) e o piloto Poe Dameron, que muitos fãs acreditam ser homossexual. "Fala-se até mesmo sobre um relacionamento entre o Finn e o Poe. Se vai ter ou não, eu não sei, mas só por instigar esse debate sobre inclusão já é algo", ressalta Midiely, que vê na força da franquia um aliado na luta para quebrar paradigmas. "Uma saga com o nome que Star Wars tem puxar isso para o debate é muito importante. Torço para que a série nunca perca isso".

A saga completa

Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977)

O primeiro Star Wars conta a história do jovem Luke Skywalker, um fazendeiro que sonha em ser piloto. Contando com a ajuda da Princesa Leia e do contrabandista Han Solo, ele se une à Aliança Rebelde na tentativa de destruir a Estrela da Morte, poderosa arma construída pelo Império comandado por Darth Vader.

Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980)

No segundo (e melhor) longa da saga, Luke é treinado pelo mestre jedi Yoda, enquanto seus parceiros entram em confronto com os exércitos do Império. Repleto de momentos icônicos, o filme conta com uma das revelações mais famosas da história do cinema, quando Luke e Darth Vader ficam frente a frente.

Episódio VI - O Retorno de Jedi (1983)

No desfecho da "trilogia clássica", uma nova Estrela da Morte está sendo construída pelo Império, o que obriga a Aliança Rebelde a agir novamente. Luke, por sua vez, passa por seu mais complicado teste para tornar-se um jedi completo, já que Darth Vader tenta atraí-lo para o lado sombrio da Força.

Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999)

16 anos após O Retorno de Jedi, Star Wars voltou aos cinemas para contar a origem de seu mais clássico vilão, Darth Vader. Ainda uma criança sem noção de seus poderes, Anakin Skywalker começa a ser treinado por um jovem Obi-Wan Kenobi. Além de Vader, a história pregressa do vilão Darth Sidious também é contada na nova trilogia.

Episódio II - Ataque dos Clones (2002)

Enfatizando o tom político que dita esta nova trilogia, o longa apresenta Obi-Wan e seu pupilo Anakin passam a proteger a senadora Padmé Amidala, ameaçada por facções separatistas. Além desta missão, Obi-Wan precisa lidar com a rebeldia de Anakin, que começa a flertar com o lado sombrio da Força.

Episódio III - A Vingança dos Sith (2005)

Dividido entre o amor de Padmé e o poder do lado sombrio, Anakin se aproxima cada vez mais das forças do mal a fim de executar um plano para aniquilar os jedi e dar total e absoluto poder ao Império. Rompendo de vez com seu mentor, o agora vilão Anakin protagoniza uma dura batalha contra Obi-Wan.

Episódio VII - O Despertar da Força (2015)

Após três filmes que contam a origem de Darth Vader, O Despertar da Força dá continuidade aos eventos de O Retorno de Jedi, e se passa cerca de 30 anos depois. Personagens da trilogia clássica, como Han Solo e Leia, retornam, mas Luke Skywalker encontra-se desaparecido. Cabe aos velhos (e outros novos) amigos descobrirem o paradeiro do jedi.

Rogue One - Uma História Star Wars (2016)

Embora não seja um "episódio oficial" da saga, Rogue One se encaixa cronologicamente antes do filme original, de 1977. A trama acompanha um grupo de rebeldes que pretende roubar os planos da Estrela da Morte e entregá-los aos oficiais da Aliança Rebelde, para que possam destruí-la antes que ela passe a funcionar. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas