Euro R$ 3,85 Dólar R$ 3,26

Publicidade

Cultura

Diogo Nestor lança disco em outubro

Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Geison Dartora

Álbum instrumental conta com 10 faixas autorais de Diogo Nestor

O erechinense Diogo Nestor lança no próximo mês seu primeiro disco. Intitulado "Caloso", trata-se de um álbum instrumental com 10 faixas autorais, "totalmente dedicado ao tocar individual, como uma espécie de concerto para guitarra", como define o próprio músico.  Embora tenha sido finalizado em abril, o show de lançamento está marcado para o dia 1º de outubro, a partir das 20h no Centro Cultural 25 de Julho, com entrada gratuita.
O período de cinco meses entre a conclusão do disco e seu lançamento oficial não foi à toa: "Decidi deixar um espaço justamente para criar arranjos totalmente novos para o álbum. Vou contar com mais sete convidados para executarem as composições do Caloso no dia do lançamento oficial. O disco possui um ar mais intimista e ao vivo receberá novas cores, com o formato de um grupo inédito para a sua execução. No palco, além da guitarra, estarão presentes os instrumentos bateria, contrabaixo, percussão, vibrafone, piano, teclado, trombone, flauta, clarinete e saxofone", adianta Diogo. 
 

O trabalho do músico
De acordo com Diogo, que tem 24 anos e é formado em Música pela Universidade de Passo Fundo (UPF), o projeto surgiu da sua necessidade de criar um conteúdo musical próprio. "Desde o momento em que iniciei a minha caminhada com a música, eu basicamente reproduzia obras de outros compositores e foi em 2014 que busquei realizar um trabalho de composições autorais, definindo a minha identidade como guitarrista", explica, ao destacar que seu trabalho focado na música instrumental tem como principais influências o rock, o jazz, o fusion e a música brasileira.
O caminho até o disco foi permeado pela busca de Diogo Nestor em definir seu estilo. "O processo de composição era constante e eu coletei muito material que poderia ser utilizado para a criação, que agora era algo mais concreto e possível de se alcançar. Porém, um dos maiores problemas para a conclusão do álbum foi o fato de não haver um grupo fixo para tocar as minhas composições e eu passei por várias fases e fiz testes procurando uma forma ideal para cumprir o meu objetivo", relata. 
A solução foi encontrada quando Diogo passou a estudar a técnica conhecida como "chord melody" (acorde e melodia), que ele define como "uma forma de tocar guitarra, na qual é possível se auto acompanhar, não necessitando de banda ou de playback". "Na transição de 2016 para 2017 eu concluí o projeto. Foram meses terminando e adaptando as composições, planejando a arte do disco e definindo o conceito do trabalho por definitivo. Surge então o disco "Caloso", resume. 
Os ingressos para o show de lançamento oficial do disco "Caloso" podem ser retirados gratuitamente na Agridoce Livraria e Sebo. Mais informações sobre trabalho de Diogo Nestor podem ser conferidas no site www.diogonestor.com.br .
 

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas