Euro R$ 3,85 Dólar R$ 3,26

Publicidade

Cultura

Erechim recebe Festival de Cinema Acessível e Banrisul

Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Divulgação

Filme “Dois Filhos de Francisco” terá exibição totalmente adaptada para pessoas com diferentes tipos de deficiência

Erechim recebe nesta quinta-feira (26), o Festival de Cinema Acessível e Banrisul. A iniciativa consiste na apresentação de um filme totalmente adaptado com audiodescrição, legenda explicativa e janela de Libras, permitindo que pessoas com diferentes tipos de deficiência possam assistí-lo. O evento será no Centro Cultural 25 de Julho, às 13h30, local que também conta com acessibilidade.

O filme a ser exibido é o longa brasileiro “Dois Filhos de Francisco”, que foi escolhido em reunião preparatória da qual participaram representantes de entidades locais de atendimento à pessoas com deficiência. O festival é organizado pelo Banrisul por meio de sua Universidade Corporativa Banrisul.

A iniciativa já teve nove edições realizadas no interior do Estado, levando um público de 1.115 pessoas ao festival no ano de 2016. O objetivo da ação é fomentar a inclusão e sensibilizar a comunidade sobre sua importância por meio da cultura. Para participar, foi aberto um período de inscrições no qual foram priorizadas vagas para as entidades locais. Entretanto, o evento também é destinado à comunidade em geral, visto que, conforme os organizadores, o festival visa contemplar não somente as pessoas com deficiência e seus familiares, mas também a sociedade a fim de promover uma sensibilização e conscientização acerca da importância da inclusão.

Na ocasião em que o festival foi apresentado, o gerente do Banrisul Obaldo Veron, destacou a importância da iniciativa: “É uma maneira que temos de nos colocarmos no lugar do outro, de sermos empáticos. Sem dúvidas, é algo que nos sensibilizará para o dia a dia, para que melhoremos nossas atitudes em termos de atendimento ao público, ou seja, fazendo a inclusão acontecer de fato”, salientou.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas