Publicidade

Cultura

Corrupção é a palavra do ano de 2017

Por

A pesquisa realizada pela consultoria Cause se deu em 3 etapas, em que cerca de 11 mil brasileiros participaram da escolha. Corrupção foi a palavra que resumiu 2017 de acordo com 37% dos brasileiros entrevistados pela CAUSE na pesquisa #PalavraDoAno2017, uma parceria com o Instituto Ideia Big Data.

Duas mil pessoas escolheram a palavra do ano entre cinco finalistas: corrupção (37%), vergonha (26%), crise (18%), tenso (10%), mudança (9%).

A pesquisa foi dividida em três etapas. Na primeira fase, cerca de 9 000 brasileiros citaram mais de mil palavras diferentes, de forma espontânea.

A partir da análise das 40 palavras mais citadas, cinco especialistas das áreas de comunicação, antropologia, ciência política e marketing elencaram os termos finalistas, que seguiram para uma nova rodada de voto popular.

As votações aconteceram pelo aplicativo PiniOn, desenvolvido pelo Instituto Ideia Big Data e que possui mais de 680 mil usuários inscritos.

Este é o segundo ano em que a CAUSE realiza uma pesquisa para avaliar a opinião dos brasileiros sobre o ano. Em 2016, a palavra escolhida foi indignação.

Publicidade

Blog dos Colunistas