Publicidade

Cultura

Empreendedorismo: marca da região

Com apenas três anos de implantação a Colônia Erechim já contava com 6 mil famílias de imigrantes

erechiim ferrovia.jpg
chegada.jpg
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Arquivo

O empreendedorismo sempre foi a marca da região Alto Uruguai, desde o processo inicial de povoamento. Em 1908 foi fundada a Colônia Erechim, planejada pelo diretor de Terras e Colonização Carlos Torres Gonçalves, atendendo aos princípios positivistas para tornar-se modelo de colonização. A instalação se deu a partir de 1910 com a chegada dos primeiros 36 colonos, 4 famílias com 28 pessoas e 4 solteiros.

Com apenas três anos de implantação a Colônia Erechim já contava com 6 mil famílias de imigrantes. Foi isto que constatou o diretor geral do Serviço de Povoamento Ferreira Correia, quando saiu especialmente do Rio de Janeiro para acompanhar os trabalhos na Colônia Erechim. Ao chegar, ficou espantado.

 O inspetor local já havia enviado relatórios sobre o progresso efetivo da colônia. Mesmo assim, ao ver o que aqui ocorria, o diretor ficou admirado com o desenvolvimento da agricultura e da indústria local neste período.

As fotos mostram a chegada da ferrovia e também dos imigrantes. A região foi colonizada basicamente por imigrantes de origem polonesa (1918), alemã (1912), judaica (1911) e, principalmente, italiana.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas