16°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

Ale Dal Zotto solicita vinda de ônibus do Hemocentro de Passo Fundo para cadastro de doadores de medula óssea

teste
Ale Dal Zotto
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Na última segunda-feira (25), durante a realização da sexta sessão ordinária do Poder Legislativo em 2019, um importante tema relacionado à saúde pública pautou um pedido de providências (nº 123/2019) apresentado pelo vereador Ale Dal Zotto (PSB). Nele, o parlamentar solicita à Secretaria Municipal de Saúde que articule a vinda do ônibus do Hemocentro de Passo Fundo a fim de realizar cadastro de doadores de medula óssea em Erechim.

Conforme explica o edil, é de suma importância que se busquem cada vez mais doadores que possam fazer parte do Registro Nacional de Doadores Voluntário de Medula Óssea (Redome), e visitas agendadas conforme a disponibilidade do referido ônibus poderiam incentivar o cadastro de pessoas dispostas a doar medula óssea a quem precisa de transplante. “Segundo o Redome, aproximadamente 850 pessoas estão em busca de um doador compatível, mas, mesmo com um cadastro de 4 milhões de voluntários, a compatibilidade nem sempre é fácil”, observa Dal Zotto.

Outra alternativa visando à conscientização da população diz respeito à necessidade de mais campanhas com esta finalidade, já que a falta de informação e o medo do transplante muitas vezes se tornam obstáculos na busca por voluntários. “Daí a importância de trazer um hemocentro móvel ao nosso município, além de realizar campanhas semestrais ou anuais, reforçando a importância de ser doador e salvar vidas”, afirma o vereador.

Publicidade

Blog dos Colunistas