13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Cultura

Coro da URI realiza turnê no Uruguai

Grupo participará de oficinas e festivais neste fim de semana

teste
Coro da URI no evento Concertos Compartilhados, realizado em junho
Marli Pomagerski e Mariane Zanella
Maestro Marcio Buzatto
Por Amanda Mendes
Foto Divulgação/Amanda Mendes

Responsabilidade: esse é o sentimento que melhor defini o Coro da Universidade Regional Integrada (URI), que representará o país em festivais no Uruguai. Nesta semana, o grupo com cerca de 25 mulheres e um maestro entra em turnê nas cidades de Rosario, Montevideo e Colonia del Sacramento. 
Para a presidente do coral, Marli Pomagerski, que está no grupo a aproximadamente 15 anos, o momento é de muito orgulho e ansiedade. "Eu fico muito feliz em estar à frente de um Coro com tanta qualidade e que tem um dos melhores maestro do Rio Grande do Sul e, além disso, é um pianista maravilhoso, bem como, trabalhar ao lado de mulheres tão dedicadas e que se empenham para fazer um canto de qualidade", pontuou à reportagem do Jornal Bom Dia. 
"Estamos muito felizes, afinal, é uma das primeiras vezes que iremos nos apresentar fora do território nacional. Isso demanda muita preparação e dedicação para escolher um repertório bem bonito. Sobretudo, é uma oportunidade de levarmos o nome da URI, da nossa querida Erechim e o canto, que é nosso maior patrimônio, para outros lugares", acrescentou Marli, citando, ainda, que o coro que irá recepcioná-las, o Contracanto, "é um grupo muito bacana e os membros são queridos demais, seremos muito bem recebidas". 
Serão três dias de canto, aprendizados e intercâmbio cultural com diversos grupos. De acordo com a auxiliar da presidente, Mariane Zanella, elas viajam amanhã (12) e os compromissos começam na sexta-feira (13). "Vamos ter oficina de canto e coral em Montevideo, no sábado (14) faremos um concerto em Rosário e no domingo (15) nós encerramos a turnê com um canto na Basílica do Santíssimo Sacramento, em Colonia del Sacramento". 
O retorno está agendado para segunda-feira (16) e a experiência, certamente, será marcante. "Vai ser um momento único para divulgarmos o nome do coro, da universidade e da "Capital da Amizade' e, esperamos que nossa apresentação seja suficiente para suprir as expectativas. Afinal, converso diariamente com os membros do grupo Contracanto e eles também parecem ansiosos em nos receber", concluiu Mariane. 
Na oportunidade, além das oficinas e festivais, o Coro da URI irá participar da comemoração de aniversário dos 15 anos do grupo Contracanto. Esta é a primeira vez que o grupo erechinense representa o Brasil em festivais fora do país.
Em entrevista à TV Bom Dia, o maestro Marcio Buzatto, ressaltou que a responsabilidade acompanha o alcance dos festivais. "Não vamos representar apenas a cidade ou o Estado, mas sim, o país. É um evento muito grande e será nossa primeira aventura extrafronteira, ou seja, é nossa primeira apresentação em um país vizinho, e além de tudo isso, estaremos carregando o nome do Brasil". 

Concertos compartilhados 
Neste ano, o Coro da URI tem realizado diversos concertos compartilhados em Erechim. A iniciativa reafirma o estímulo da universidade com a dimensão cultural. "A instituição tem uma política cultural sólida há muitos anos, principalmente por meio do Coro, então promovemos diversos eventos gratuitos e de qualidade para conquistar novos públicos, trazendo espetáculos com nível artístico alto e o apoio da URI é fundamental para essa logística e para a sustentação do coral", destacou o maestro, estendendo a importância da universidade à vida cultural erechinense. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas